PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8397
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Robótica educacional e segurança eletrônica: uma nova abordagem para o ensino de física
Autor(es): Araújo, Railson Rodrigues de
Primeiro Orientador: Silva, Clebes Andre da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Clebes Andre da
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Renato
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Anderson Costa da
metadata.dc.contributor.referee4: Andrade, Edson Vaz de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a integração entre robótica educacional e segurança eletrônica como uma abordagem inovadora para o ensino de Física, com o objetivo de tornar a disciplina mais prática e atrativa para os estudantes. O projeto foi desenvolvido a partir da construção de uma maquete residencial, equipada com dispositivos como buzzer, LEDs, sensor de gás e servo motor, integrados a um Arduino para simular um sistema de segurança em situações de emergência. A metodologia incluiu aulas teóricas e práticas realizadas com alunos do terceiro ano do ensino médio, em que conceitos de Física foram aplicados na programação e operação dos sistemas eletrônicos. Os resultados mostraram que 88,5% dos estudantes relataram maior interesse e compreensão dos conceitos de Física após a realização das atividades. Além disso, 90,9% reconheceram a importância da integração entre segurança eletrônica e robótica no aprendizado prático. Contudo, uma parcela de 11,4% relatou que, embora o projeto fosse interessante, o impacto na compreensão teórica de física foi limitado. Concluiu-se que a robótica educacional tem potencial para enriquecer o ensino de física, ao estimular a criatividade, o pensamento crítico e a aprendizagem prática. Apesar do sucesso geral, os resultados apontam para a necessidade de melhorar a conexão entre os conceitos teóricos e práticos, garantindo um melhor aproveitamento para os alunos.
Abstract: This Final Course Work presents the integration between educational robotics and electronic security as an innovative approach to teaching Physics, with the aim of making the subject more practical and attractive to students. The project was developed based on the construction of a residential model, equipped with devices such as a buzzer, LEDs, a gas sensor and a motor servo, integrated with an Arduino to simulate a security system in emergency situations. The methodology included theoretical and practical classes held with third-year high school students, in which physics concepts were applied to the programming and operation of electronic systems. The results showed that 88.5% of the students reported greater interest and understanding of Physics concepts after completing the activities. In addition, 90.9% recognized the importance of integrating electronic security and robotics in practical learning. However, 11.4% reported that, although the project was interesting, the impact on the theoretical understanding of physics was limited. The conclusion was that educational robotics has the potential to enrich physics teaching by stimulating creativity, critical thinking and practical learning. Despite the overall success, the results point to the need to improve the connection between theoretical and practical concepts, ensuring better student outcomes.
Palavras-chave: Robótica educacional
Segurança eletrônica
Ensino de física
Aprendizado prático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8397
Data do documento: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAILSON.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador