PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Railson Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-14T22:26:25Z-
dc.date.available2024-12-14T22:26:25Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8397-
dc.description.abstractThis Final Course Work presents the integration between educational robotics and electronic security as an innovative approach to teaching Physics, with the aim of making the subject more practical and attractive to students. The project was developed based on the construction of a residential model, equipped with devices such as a buzzer, LEDs, a gas sensor and a motor servo, integrated with an Arduino to simulate a security system in emergency situations. The methodology included theoretical and practical classes held with third-year high school students, in which physics concepts were applied to the programming and operation of electronic systems. The results showed that 88.5% of the students reported greater interest and understanding of Physics concepts after completing the activities. In addition, 90.9% recognized the importance of integrating electronic security and robotics in practical learning. However, 11.4% reported that, although the project was interesting, the impact on the theoretical understanding of physics was limited. The conclusion was that educational robotics has the potential to enrich physics teaching by stimulating creativity, critical thinking and practical learning. Despite the overall success, the results point to the need to improve the connection between theoretical and practical concepts, ensuring better student outcomes.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectSegurança eletrônicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizado práticopt_BR
dc.titleRobótica educacional e segurança eletrônica: uma nova abordagem para o ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Clebes Andre dapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-6536pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290401622695088pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Clebes Andre dapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-6536pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290401622695088pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Renatopt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8264-1666pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717664866576039pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Anderson Costa dapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8747599940360430pt_BR
dc.contributor.referee4Andrade, Edson Vaz dept_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a integração entre robótica educacional e segurança eletrônica como uma abordagem inovadora para o ensino de Física, com o objetivo de tornar a disciplina mais prática e atrativa para os estudantes. O projeto foi desenvolvido a partir da construção de uma maquete residencial, equipada com dispositivos como buzzer, LEDs, sensor de gás e servo motor, integrados a um Arduino para simular um sistema de segurança em situações de emergência. A metodologia incluiu aulas teóricas e práticas realizadas com alunos do terceiro ano do ensino médio, em que conceitos de Física foram aplicados na programação e operação dos sistemas eletrônicos. Os resultados mostraram que 88,5% dos estudantes relataram maior interesse e compreensão dos conceitos de Física após a realização das atividades. Além disso, 90,9% reconheceram a importância da integração entre segurança eletrônica e robótica no aprendizado prático. Contudo, uma parcela de 11,4% relatou que, embora o projeto fosse interessante, o impacto na compreensão teórica de física foi limitado. Concluiu-se que a robótica educacional tem potencial para enriquecer o ensino de física, ao estimular a criatividade, o pensamento crítico e a aprendizagem prática. Apesar do sucesso geral, os resultados apontam para a necessidade de melhorar a conexão entre os conceitos teóricos e práticos, garantindo um melhor aproveitamento para os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8921495162313479pt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Plena em Físicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAILSON.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador