Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8137
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Geografia e gênero: estudo sobre a produção acadêmica brasileira no período de (2019 A 2023) |
Autor(es): | Silva, Oêgra Landa Luiza da |
Primeiro Orientador: | Zanatta, Beatriz Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Afonso, Lucia Helena Rincon |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Maria Ester de |
Resumo: | Esta pesquisa, sistematizada e organizada em uma monografia de conclusão do curso de Geografia, teve como tema Geografia e Gênero. Buscou-se esclarecimento sobre o que tem sido discutido sobre gênero nas pesquisas da área de Geografia que o tomam como objeto de investigação? As questões postas foram: quando e a partir de que abordagens teórico- metodológicas os estudos gênero foram introduzidos na Geografia brasileira; quais temáticas sobre esse objeto de estudo têm sido investigadas nos estudos de Geografia? Qual a participação do gênero feminino nesta produção? O objetivo geral foi compreender o que tem sido investigado sobre gênero em pesquisas da área da Geografia Brasileira. E os objetivos específicos foram: historicizar a introdução dos estudos de gênero nas abordagens do pensamento Geográfico brasileiro; identificar as temáticas predominantes e verificar a presença e expressividade da participação do gênero feminino na produção analisada. Realizou-se uma revisão de literatura das pesquisas armazenadas na plataforma digital do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Catalogo de Teses e Dissertações da Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2019 a 2023. A seleção de trabalhos resultou num total de doze artigos, que foram organizados a partir de dois eixos temáticos: Geografia e Gênero e Geografia Escolar e Gênero dos quais emergiram uma diversidade temática. Os resultados evidenciaram que é indispensável trabalhar a categoria gênero para melhor compreensão das relações sociais, com a especificidade de cada gênero no processo de produção e reprodução social do espaço geográfico. Assim como a importância dos estudos de revisão de literatura para que os/as estudantes ampliem seus conhecimentos sobre novas formas de olhar os fenômenos geográficos, buscando identificar e eliminar as hierarquias de poder e as desigualdades sociais |
Palavras-chave: | Geografia Genero Ensino de geografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8137 |
Data do documento: | 26-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC OÊGRA LANDA 01-072024.pdf | 572,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador