Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Oêgra Landa Luiza da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T20:09:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-01T20:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8137 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Genero | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | Geografia e gênero: estudo sobre a produção acadêmica brasileira no período de (2019 A 2023) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanatta, Beatriz Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Afonso, Lucia Helena Rincon | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3130-8246 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6875047675834170 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Maria Ester de | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-7147-8904 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6207049261308640 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, sistematizada e organizada em uma monografia de conclusão do curso de Geografia, teve como tema Geografia e Gênero. Buscou-se esclarecimento sobre o que tem sido discutido sobre gênero nas pesquisas da área de Geografia que o tomam como objeto de investigação? As questões postas foram: quando e a partir de que abordagens teórico- metodológicas os estudos gênero foram introduzidos na Geografia brasileira; quais temáticas sobre esse objeto de estudo têm sido investigadas nos estudos de Geografia? Qual a participação do gênero feminino nesta produção? O objetivo geral foi compreender o que tem sido investigado sobre gênero em pesquisas da área da Geografia Brasileira. E os objetivos específicos foram: historicizar a introdução dos estudos de gênero nas abordagens do pensamento Geográfico brasileiro; identificar as temáticas predominantes e verificar a presença e expressividade da participação do gênero feminino na produção analisada. Realizou-se uma revisão de literatura das pesquisas armazenadas na plataforma digital do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Catalogo de Teses e Dissertações da Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2019 a 2023. A seleção de trabalhos resultou num total de doze artigos, que foram organizados a partir de dois eixos temáticos: Geografia e Gênero e Geografia Escolar e Gênero dos quais emergiram uma diversidade temática. Os resultados evidenciaram que é indispensável trabalhar a categoria gênero para melhor compreensão das relações sociais, com a especificidade de cada gênero no processo de produção e reprodução social do espaço geográfico. Assim como a importância dos estudos de revisão de literatura para que os/as estudantes ampliem seus conhecimentos sobre novas formas de olhar os fenômenos geográficos, buscando identificar e eliminar as hierarquias de poder e as desigualdades sociais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC OÊGRA LANDA 01-072024.pdf | 572,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador