PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cores que falam: O uso do livro experimental/objeto no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Primeiro Orientador: Bandeira, Ana Paula Neres de Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Genilda da Silva Alexandria
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Wagner Bandeira da
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, Genilda da Silva Alexandria
Resumo: Esta pesquisa, parte de um trabalho de conclusão de curso em Design, investiga como o uso de livros experimentais/objetos pode contribuir no processo de alfabetização e cuidado das emoções de crianças em idade escolar, além de avaliar o impacto dessa abordagem na formação dos professores. A pesquisa é realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Presidente Dutra, em Goiânia, envolvendo duas gestoras, dois professores alfabetizadores e seis crianças de seis anos do primeiro ano do ensino fundamental. O estudo tem como objetivo compreender a relação das crianças com os materiais didáticos, destacando o livro didático como um artefato essencial. Os resultados esperados incluem a demonstração de que livros com formatos variados aumentam o envolvimento no aprendizado das crianças. Livros que abordam o tema das emoções podem contribuir com as crianças a reconhecerem e expressarem suas emoções, promovendo empatia e a cominucação não violente. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa da PUC Goiás e emprega metodologias qualitativas, como pesquisa bibliográfica, entrevistas, observação e diário de campo. Recomenda-se a inclusão formal de livros experimentais/objetos no currículo da educação básica e a implementação de programas de formação para professores. Em conclusão, a pesquisa ressalta a importância de abordagens integradas e inovadoras na educação, visando a transformação do processo de alfabetização e o desenvolvimento emocional das crianças.
Palavras-chave: Cores
Livro experimental
Design e educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027
Data do documento: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
@TCC.DESIGN.RODRIGO.FIDELES.MOHN.pdf71,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador