Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cores que falam: O uso do livro experimental/objeto no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes |
Primeiro Orientador: | Bandeira, Ana Paula Neres de Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, Genilda da Silva Alexandria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Wagner Bandeira da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sousa, Genilda da Silva Alexandria |
Resumo: | Esta pesquisa, parte de um trabalho de conclusão de curso em Design, investiga como o uso de livros experimentais/objetos pode contribuir no processo de alfabetização e cuidado das emoções de crianças em idade escolar, além de avaliar o impacto dessa abordagem na formação dos professores. A pesquisa é realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Presidente Dutra, em Goiânia, envolvendo duas gestoras, dois professores alfabetizadores e seis crianças de seis anos do primeiro ano do ensino fundamental. O estudo tem como objetivo compreender a relação das crianças com os materiais didáticos, destacando o livro didático como um artefato essencial. Os resultados esperados incluem a demonstração de que livros com formatos variados aumentam o envolvimento no aprendizado das crianças. Livros que abordam o tema das emoções podem contribuir com as crianças a reconhecerem e expressarem suas emoções, promovendo empatia e a cominucação não violente. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa da PUC Goiás e emprega metodologias qualitativas, como pesquisa bibliográfica, entrevistas, observação e diário de campo. Recomenda-se a inclusão formal de livros experimentais/objetos no currículo da educação básica e a implementação de programas de formação para professores. Em conclusão, a pesquisa ressalta a importância de abordagens integradas e inovadoras na educação, visando a transformação do processo de alfabetização e o desenvolvimento emocional das crianças. |
Palavras-chave: | Cores Livro experimental Design e educação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola Politécnica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027 |
Data do documento: | 20-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
@TCC.DESIGN.RODRIGO.FIDELES.MOHN.pdf | 71,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador