Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T22:45:23Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26T22:45:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.subject | Livro experimental | pt_BR |
dc.subject | Design e educação | pt_BR |
dc.title | Cores que falam: O uso do livro experimental/objeto no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bandeira, Ana Paula Neres de Santana | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6342411752042913 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0309108869922063 | - |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Genilda da Silva Alexandria | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4897616288952373 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Wagner Bandeira da | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sousa, Genilda da Silva Alexandria | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4897616288952373 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, parte de um trabalho de conclusão de curso em Design, investiga como o uso de livros experimentais/objetos pode contribuir no processo de alfabetização e cuidado das emoções de crianças em idade escolar, além de avaliar o impacto dessa abordagem na formação dos professores. A pesquisa é realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Presidente Dutra, em Goiânia, envolvendo duas gestoras, dois professores alfabetizadores e seis crianças de seis anos do primeiro ano do ensino fundamental. O estudo tem como objetivo compreender a relação das crianças com os materiais didáticos, destacando o livro didático como um artefato essencial. Os resultados esperados incluem a demonstração de que livros com formatos variados aumentam o envolvimento no aprendizado das crianças. Livros que abordam o tema das emoções podem contribuir com as crianças a reconhecerem e expressarem suas emoções, promovendo empatia e a cominucação não violente. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa da PUC Goiás e emprega metodologias qualitativas, como pesquisa bibliográfica, entrevistas, observação e diário de campo. Recomenda-se a inclusão formal de livros experimentais/objetos no currículo da educação básica e a implementação de programas de formação para professores. Em conclusão, a pesquisa ressalta a importância de abordagens integradas e inovadoras na educação, visando a transformação do processo de alfabetização e o desenvolvimento emocional das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
@TCC.DESIGN.RODRIGO.FIDELES.MOHN.pdf | 71,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador