PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Design
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMohn, Rodrigo Fideles Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2024-06-26T22:45:23Z-
dc.date.available2024-06-26T22:45:23Z-
dc.date.issued2024-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/8027-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorespt_BR
dc.subjectLivro experimentalpt_BR
dc.subjectDesign e educaçãopt_BR
dc.titleCores que falam: O uso do livro experimental/objeto no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Ana Paula Neres de Santanapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342411752042913pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309108869922063-
dc.contributor.referee1Sousa, Genilda da Silva Alexandriapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Wagner Bandeira dapt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Genilda da Silva Alexandria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4897616288952373-
dc.description.resumoEsta pesquisa, parte de um trabalho de conclusão de curso em Design, investiga como o uso de livros experimentais/objetos pode contribuir no processo de alfabetização e cuidado das emoções de crianças em idade escolar, além de avaliar o impacto dessa abordagem na formação dos professores. A pesquisa é realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Presidente Dutra, em Goiânia, envolvendo duas gestoras, dois professores alfabetizadores e seis crianças de seis anos do primeiro ano do ensino fundamental. O estudo tem como objetivo compreender a relação das crianças com os materiais didáticos, destacando o livro didático como um artefato essencial. Os resultados esperados incluem a demonstração de que livros com formatos variados aumentam o envolvimento no aprendizado das crianças. Livros que abordam o tema das emoções podem contribuir com as crianças a reconhecerem e expressarem suas emoções, promovendo empatia e a cominucação não violente. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética de Pesquisa da PUC Goiás e emprega metodologias qualitativas, como pesquisa bibliográfica, entrevistas, observação e diário de campo. Recomenda-se a inclusão formal de livros experimentais/objetos no currículo da educação básica e a implementação de programas de formação para professores. Em conclusão, a pesquisa ressalta a importância de abordagens integradas e inovadoras na educação, visando a transformação do processo de alfabetização e o desenvolvimento emocional das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationDesignpt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
@TCC.DESIGN.RODRIGO.FIDELES.MOHN.pdf71,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador