PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7974
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A produção de vídeos curtos para construção do conhecimento em química
Autor(es): Ozawa, Pedro Yuki
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Daniela Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Clebes Andre da
Resumo: Este Trabalho explora o uso de vídeos curtos como ferramentas pedagógicas no ensino de Química no Ensino Médio, fundamentando-se na constatação de que os estudantes atuais em sua maioria, conectados a múltiplos meios de comunicação, não se adaptam bem aos métodos tradicionais de ensino passivo. Estudada por Morán desde 1995, a utilização de vídeos na educação é vista como uma abordagem eficaz para engajar alunos e facilitar a aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho é criar e avaliar vídeos curtos educacionais de Química em termos pedagógicos, técnicos, científicos e comunicacionais. A revisão bibliográfica e o Estado da Arte mostram que o uso de vídeos na educação é amplamente pesquisado, destacando sua eficácia dentro e fora da sala de aula, embora o papel do professor continue sendo crucial. O procedimento metodológico incluiu uma revisão de literatura, consulta com uma professora de Química para identificar conteúdos desafiadores, escolha do tema oxirredução, estudo detalhado do material didático e fontes online, e produção de vídeos usando a plataforma CANVAS. A qualidade dos vídeos foi avaliada por alunos e professores da PUC Goiás, resultando em ajustes e melhorias antes da publicação no YouTube e avaliação por outros pares. As considerações finais apontam desafios na produção e validação dos vídeos, necessidade de seguir rigorosamente os roteiros e divergências na percepção dos professores sobre a adequação dos vídeos curtos. A experiência prática mostrou que, embora não substituam o papel do professor, os vídeos complementam o ensino e oferecem recursos adicionais para estudo autônomo. Conclui-se que, apesar dos desafios, vídeos curtos têm um grande potencial educativo e seu uso deve ser incentivado nas escolas, com suporte tecnológico adequado e formação contínua dos professores.
Abstract: This work explores the use of short videos as pedagogical tools in high school chemistry education, based on the observation that most current students, connected to multiple media, do not adapt well to traditional passive teaching methods. Studied by Morán since 1995, the use of videos in education is seen as an effective approach to engage students and facilitate learning. The main objective of this work is to create and evaluate educational short videos on chemistry in pedagogical, technical, scientific, and communicational terms. The literature review and the state of the art show that the use of videos in education is widely researched, highlighting its effectiveness both inside and outside the classroom, although the teacher's role remains crucial. The methodological procedure included a literature review, consultation with a chemistry teacher to identify challenging content, selection of the topic redox reactions, detailed study of didactic material and online sources, and production of videos using the CANVAS platform. The quality of the videos was evaluated by students and teachers from PUC Goiás, resulting in adjustments and improvements before publication on YouTube and further peer evaluation. The final considerations point out challenges in the production and validation of the videos, the need to strictly follow the scripts, and differences in teachers' perceptions regarding the suitability of short videos. Practical experience showed that although they do not replace the teacher's role, the videos complement teaching and offer additional resources for autonomous study. It is concluded that despite the challenges, short videos have great educational potential, and their use should be encouraged in schools, with adequate technological support and continuous teacher training.
Palavras-chave: Vídeos curtos
Educação
Ensino de química
Produção de vídeo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7974
Data do documento: 8-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Pedro Yuki 2024 1.pdf9,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador