PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOzawa, Pedro Yukipt_BR
dc.date.accessioned2024-06-26T10:37:33Z-
dc.date.available2024-06-26T10:37:33Z-
dc.date.issued2024-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7974-
dc.description.abstractThis work explores the use of short videos as pedagogical tools in high school chemistry education, based on the observation that most current students, connected to multiple media, do not adapt well to traditional passive teaching methods. Studied by Morán since 1995, the use of videos in education is seen as an effective approach to engage students and facilitate learning. The main objective of this work is to create and evaluate educational short videos on chemistry in pedagogical, technical, scientific, and communicational terms. The literature review and the state of the art show that the use of videos in education is widely researched, highlighting its effectiveness both inside and outside the classroom, although the teacher's role remains crucial. The methodological procedure included a literature review, consultation with a chemistry teacher to identify challenging content, selection of the topic redox reactions, detailed study of didactic material and online sources, and production of videos using the CANVAS platform. The quality of the videos was evaluated by students and teachers from PUC Goiás, resulting in adjustments and improvements before publication on YouTube and further peer evaluation. The final considerations point out challenges in the production and validation of the videos, the need to strictly follow the scripts, and differences in teachers' perceptions regarding the suitability of short videos. Practical experience showed that although they do not replace the teacher's role, the videos complement teaching and offer additional resources for autonomous study. It is concluded that despite the challenges, short videos have great educational potential, and their use should be encouraged in schools, with adequate technological support and continuous teacher training.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVídeos curtospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectProdução de vídeopt_BR
dc.titleA produção de vídeos curtos para construção do conhecimento em químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhin, Sandra Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1733-298Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Daniela Rodrigues dept_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Clebes Andre dapt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-6536pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290401622695088pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho explora o uso de vídeos curtos como ferramentas pedagógicas no ensino de Química no Ensino Médio, fundamentando-se na constatação de que os estudantes atuais em sua maioria, conectados a múltiplos meios de comunicação, não se adaptam bem aos métodos tradicionais de ensino passivo. Estudada por Morán desde 1995, a utilização de vídeos na educação é vista como uma abordagem eficaz para engajar alunos e facilitar a aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho é criar e avaliar vídeos curtos educacionais de Química em termos pedagógicos, técnicos, científicos e comunicacionais. A revisão bibliográfica e o Estado da Arte mostram que o uso de vídeos na educação é amplamente pesquisado, destacando sua eficácia dentro e fora da sala de aula, embora o papel do professor continue sendo crucial. O procedimento metodológico incluiu uma revisão de literatura, consulta com uma professora de Química para identificar conteúdos desafiadores, escolha do tema oxirredução, estudo detalhado do material didático e fontes online, e produção de vídeos usando a plataforma CANVAS. A qualidade dos vídeos foi avaliada por alunos e professores da PUC Goiás, resultando em ajustes e melhorias antes da publicação no YouTube e avaliação por outros pares. As considerações finais apontam desafios na produção e validação dos vídeos, necessidade de seguir rigorosamente os roteiros e divergências na percepção dos professores sobre a adequação dos vídeos curtos. A experiência prática mostrou que, embora não substituam o papel do professor, os vídeos complementam o ensino e oferecem recursos adicionais para estudo autônomo. Conclui-se que, apesar dos desafios, vídeos curtos têm um grande potencial educativo e seu uso deve ser incentivado nas escolas, com suporte tecnológico adequado e formação contínua dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9644824700806110pt_BR
dc.degree.graduationQuímicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Pedro Yuki 2024 1.pdf9,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador