Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | De onde vem? Vídeos temáticos como recurso metodológico no Ensino de Química. |
Autor(es): | Assunção, Pedro Henrique Alves Nunes de |
Primeiro Orientador: | Longhin, Sandra Regina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, Daniela Rodrigues de |
Resumo: | A utilização de recursos audiovisuais no ensino de Química se mostra uma estratégia promissora para melhorar a compreensão dos conceitos dessa disciplina. A adoção desses recursos exige um planejamento meticuloso com objetivos claros definidos pelo docente, além de uma avaliação rigorosa, conforme delineado no artigo "Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise". Este trabalho foca na aplicação de ferramentas audiovisuais, especialmente vídeos educacionais, como método para aprimorar o ensino de Química. Em meio à vasta quantidade de informações disponíveis na internet. O estudo analisa a aplicação de vídeos educacionais, focando na produção e avaliação de conteúdos que abordam a origem e os fenômenos Químicos, dando ênfase na pergunta “De onde vem?”, buscando torná-los mais acessíveis e envolventes para os estudantes. Metodologicamente, o trabalho inclui revisão de literatura, criação de roteiros, produção de vídeos e coleta de dados por meio de questionários eletrônicos, envolvendo tanto estudantes de licenciatura quanto professores de Química. Os resultados indicam que os vídeos temáticos podem aumentar o interesse e a compreensão dos alunos, embora desafios como a qualidade da dicção e o ritmo dos vídeos necessitem de melhorias contínuas. Além disso, destaca-se que os vídeos não são exclusivos do ensino de Química, podendo ser adaptados e aplicados em outras áreas do conhecimento. |
Palavras-chave: | Recursos audiovisuais Vídeos educacionais Ensino de química Metodologia de ensino Impacto educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973 |
Data do documento: | 8-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC-Pedro Henrique Assunção-2024-1.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador