PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: De onde vem? Vídeos temáticos como recurso metodológico no Ensino de Química.
Autor(es): Assunção, Pedro Henrique Alves Nunes de
Primeiro Orientador: Longhin, Sandra Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Daniela Rodrigues de
Resumo: A utilização de recursos audiovisuais no ensino de Química se mostra uma estratégia promissora para melhorar a compreensão dos conceitos dessa disciplina. A adoção desses recursos exige um planejamento meticuloso com objetivos claros definidos pelo docente, além de uma avaliação rigorosa, conforme delineado no artigo "Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise". Este trabalho foca na aplicação de ferramentas audiovisuais, especialmente vídeos educacionais, como método para aprimorar o ensino de Química. Em meio à vasta quantidade de informações disponíveis na internet. O estudo analisa a aplicação de vídeos educacionais, focando na produção e avaliação de conteúdos que abordam a origem e os fenômenos Químicos, dando ênfase na pergunta “De onde vem?”, buscando torná-los mais acessíveis e envolventes para os estudantes. Metodologicamente, o trabalho inclui revisão de literatura, criação de roteiros, produção de vídeos e coleta de dados por meio de questionários eletrônicos, envolvendo tanto estudantes de licenciatura quanto professores de Química. Os resultados indicam que os vídeos temáticos podem aumentar o interesse e a compreensão dos alunos, embora desafios como a qualidade da dicção e o ritmo dos vídeos necessitem de melhorias contínuas. Além disso, destaca-se que os vídeos não são exclusivos do ensino de Química, podendo ser adaptados e aplicados em outras áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Recursos audiovisuais
Vídeos educacionais
Ensino de química
Metodologia de ensino
Impacto educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973
Data do documento: 8-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-Pedro Henrique Assunção-2024-1.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador