PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Química
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorMaria Cecilia dos Santos Vieira, http://lattes.cnpq.br/8962816451358983pt_BR
dc.creatorAssunção, Pedro Henrique Alves Nunes dept_BR
dc.date.accessioned2024-06-26T10:29:16Z-
dc.date.available2024-06-26T10:29:16Z-
dc.date.issued2024-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectVídeos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectImpacto educacionalpt_BR
dc.titleDe onde vem? Vídeos temáticos como recurso metodológico no Ensino de Química.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhin, Sandra Reginapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1733-298Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Daniela Rodrigues dept_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.description.resumoA utilização de recursos audiovisuais no ensino de Química se mostra uma estratégia promissora para melhorar a compreensão dos conceitos dessa disciplina. A adoção desses recursos exige um planejamento meticuloso com objetivos claros definidos pelo docente, além de uma avaliação rigorosa, conforme delineado no artigo "Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise". Este trabalho foca na aplicação de ferramentas audiovisuais, especialmente vídeos educacionais, como método para aprimorar o ensino de Química. Em meio à vasta quantidade de informações disponíveis na internet. O estudo analisa a aplicação de vídeos educacionais, focando na produção e avaliação de conteúdos que abordam a origem e os fenômenos Químicos, dando ênfase na pergunta “De onde vem?”, buscando torná-los mais acessíveis e envolventes para os estudantes. Metodologicamente, o trabalho inclui revisão de literatura, criação de roteiros, produção de vídeos e coleta de dados por meio de questionários eletrônicos, envolvendo tanto estudantes de licenciatura quanto professores de Química. Os resultados indicam que os vídeos temáticos podem aumentar o interesse e a compreensão dos alunos, embora desafios como a qualidade da dicção e o ritmo dos vídeos necessitem de melhorias contínuas. Além disso, destaca-se que os vídeos não são exclusivos do ensino de Química, podendo ser adaptados e aplicados em outras áreas do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722213315909950pt_BR
dc.degree.graduationQuímicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-Pedro Henrique Assunção-2024-1.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador