Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | Maria Cecilia dos Santos Vieira, http://lattes.cnpq.br/8962816451358983 | pt_BR |
dc.creator | Assunção, Pedro Henrique Alves Nunes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T10:29:16Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26T10:29:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7973 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Vídeos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Impacto educacional | pt_BR |
dc.title | De onde vem? Vídeos temáticos como recurso metodológico no Ensino de Química. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Longhin, Sandra Regina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-1733-298X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5290628721224008 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sousa, Daniela Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0449-0209 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7616631479317166 | pt_BR |
dc.description.resumo | A utilização de recursos audiovisuais no ensino de Química se mostra uma estratégia promissora para melhorar a compreensão dos conceitos dessa disciplina. A adoção desses recursos exige um planejamento meticuloso com objetivos claros definidos pelo docente, além de uma avaliação rigorosa, conforme delineado no artigo "Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise". Este trabalho foca na aplicação de ferramentas audiovisuais, especialmente vídeos educacionais, como método para aprimorar o ensino de Química. Em meio à vasta quantidade de informações disponíveis na internet. O estudo analisa a aplicação de vídeos educacionais, focando na produção e avaliação de conteúdos que abordam a origem e os fenômenos Químicos, dando ênfase na pergunta “De onde vem?”, buscando torná-los mais acessíveis e envolventes para os estudantes. Metodologicamente, o trabalho inclui revisão de literatura, criação de roteiros, produção de vídeos e coleta de dados por meio de questionários eletrônicos, envolvendo tanto estudantes de licenciatura quanto professores de Química. Os resultados indicam que os vídeos temáticos podem aumentar o interesse e a compreensão dos alunos, embora desafios como a qualidade da dicção e o ritmo dos vídeos necessitem de melhorias contínuas. Além disso, destaca-se que os vídeos não são exclusivos do ensino de Química, podendo ser adaptados e aplicados em outras áreas do conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0722213315909950 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC-Pedro Henrique Assunção-2024-1.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador