PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7927
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desvalorização docente e desmotivação profissional: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): DESVALORIZAÇÃO DOCENTE E DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(es): Maciel Neto, Pedro Rodrigues
Primeiro Orientador: Rodrigues, Flávia Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, José Wellington Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lins, Ana Maria da Silva Curado
Resumo: A jornada histórica do ensino, desde tempos antigos até os dias atuais, reflete não apenas a evolução da sociedade, mas também os desafios enfrentados pelos profissionais da educação. Ao longo dos séculos, a profissão docente assumiu diversas formas e recebeu diferentes níveis de reconhecimento e valorização. No entanto, mesmo com avanços legislativos e reconhecimento da importância da educação, o cenário atual revela uma realidade de desvalorização e desmotivação entre os educadores. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a desvalorização do profissional docente e como a desmotivação desse profissional tem prejudicado os rumos futuros da educação brasileira. Para isso, foi utilizado a base de dados Scopus, reconhecida por sua vasta coleção de resumos e citações científicas, para buscar fontes confiáveis sobre o tema. Utilizou-se também palavras-chave em inglês para ampliar a busca e alguns critérios de inclusão e exclusão para uma melhor análise. Os estudos revelaram diversas causas para a desvalorização e desmotivação docente, incluindo baixos salários, condições precárias de trabalho e falta de apoio institucional. Como consequência, problemas de saúde foram destacados devido à carga horária excessiva para compensar os baixos salários. Para lidar com essa situação, propõese soluções como a redução da carga horária e políticas salariais mais favoráveis. A trajetória da educação reflete os desafios contínuos enfrentados pelos professores ao longo dos tempos. É reconhecida a importância educacional, mas a desvalorização e desmotivação dos educadores é persistente.
Abstract: The historical journey of education, from ancient times to the present day, reflects not only the evolution of society but also the challenges faced by education professionals. Throughout the centuries, the teaching profession has taken on various forms and received various levels of recognition and valorization. However, even with legislative advances and recognition of the importance of education, the current scenario revals a reality of devaluation and demotivation among educators. Thus, the present work aims to conduct an integrative review of the literature on the devaluation of the teaching profession and how the demotivation of these professionals has hindered the future directions of Brazilian education. For this purpose, the Scopus database was used, recognized for its vast collection of scientific abstracts and citations, to search for reliable sources on the topic. English keywords were also used to broaden the search, along with some inclusion and exclusion criteria for a better analysis. The studies revealed several causes for teacher devaluation and demotivation, including low salaries, precarious working conditions, and lack of institutional support. As a consequence, health problems were highlighted due to excessive working hours to compensate for low salaries. To address this situation, solutions such as reducing working hours and more favorable salary policies are proposed. The trajectory of education reflects the ongoing challenges faced by teachers throughout history. The educational importance is acknowledged, but the devaluation and demotivation of educators persist.
Palavras-chave: Docência
Educação
Valorização
Motivação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7927
Data do documento: 18-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Pedro Versão Final RAG.pdf267,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador