PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7905
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática do jiu-jitsu para crianças de 6 a 11 anos e as suas contribuições nos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social.
Autor(es): Viana, Andrey Mendes
Primeiro Orientador: Frausino, Neusa Maria Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Veiga, Thales Gilson Nasser da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcelo de Sousa e
Resumo: Resumo – O presente artigo trata-se da pratica do jiu-jitsu para crianças de 6 a 11 anos e as suas contribuições nos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social através de uma revisão bibliográfica. Objetivo: Identificar e analisar se a prática do jiu-jitsu para as crianças de 6 a 11 anos contribui para o desenvolvimento nos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social. Metodologia: informações bibliográficas de natureza qualitativa, através de artigos, livros, bases de dados, teses e dados em formato online, na base de dados do Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: De acordo com os artigos selecionados tivemos a seguinte resultado que a prática do jiu jitsu e das artes marciais por si só é benéfica para as crianças, tanto em termos de valores afetivos como de valores sociais e cognitivos, o praticante deve, em todos os momentos, ser capaz de nunca desistir diante dos obstáculos, vendo cada dificuldade como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe dentro de você e, desta forma, evoluir. Conclusão: Percebemos então que o objetivo foi alcançado onde o jiu-jitsu, sim, ele contribui para os aspectos cognitivo, motor, afetivo e social da criança, influenciando para uma qualidade pessoal que está à disposição de todos, desde crianças até adultos, isso provavelmente promoverá um grande bem estar para todos.
Abstract: Abstract – The theme of this work is the practice of jiu-jitsu for children aged 6 to 11 and its contributions to the cognitive, motor, affective and social aspects through a bibliographical review. Objective: Identify and analyze whether the practice of jiu-jitsu for children aged 6 to 11 contributes to development in the cognitive, motor, affective and social aspects. Methodology: bibliographic information of a qualitative nature, through articles, books, databases, theses and data in online format, in the Google Scholar database, Scientific Electronic Library Online (SciELO). Results: Practicing jiu jitsu and martial arts in itself is beneficial for children, both in terms of affective values and social and cognitive values, the practitioner must, at all times, be able to never give up in the face of obstacles, seeing each difficulty as a new opportunity to give the best that exists within you and, in this way, evolve. Conclusion: We then realized that the objective was achieved where jiu-jitsu, yes, it contributes to the cognitive, motor, affective and social aspects of the child, influencing a personal quality that is available to everyone, from children to adults, this probably will promote great well-being for everyone. Key words: Children, jiu-Jitsu, cognitive, motor, affective and social aspects.
Palavras-chave: Crianças
iu-Jitsu
Aspectos cognitivo
Motor
Afetivo e social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7905
Data do documento: 20-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tcc - Andrey Mendes Viana- Versão Final (1).pdf982,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador