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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7777
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Participação social de pessoas com síndrome de down: revisão integrativa |
Autor(es): | Moraes, Hellen Karteyn Mendes e |
Primeiro Orientador: | Prudente, Cejane Oliveira Martins |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Larissa Mariana Veloso de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Sheila de Medeiros |
Resumo: | Introdução: A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo 21 extra. Pessoas com síndrome de Down podem apresentar características físicas distintas e atraso no desenvolvimento motor e cognitivo. A participação social é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Objetivo: Analisar a participação social de pessoas com síndrome de Down. Métodos: Revisão integrativa, junto às bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PubMED) e Web of Science. Foram incluídos artigos publicados de 2013 a 2023, que utilizaram instrumentos quantitativos para avaliação da participação social. Resultados: A amostra foi composta por seis artigos, todos em língua inglesa. Um estudo verificou que pessoas com síndrome de Down tiveram aumento da participação nas atividades de vida diária após a pandemia da COVID-19, principalmente em atividades recreativas dentro de casa. Outro estudo, que envolveu o ambiente escolar, observou que os alunos necessitaram mais de assistência em tarefas cognitivas-comportamentais. As demais pesquisas identificaram restrições na participação comunitária, principalmente em relação ao trabalho, vida em comunidade, recreação e atividades físicas que exigiam habilidades mais complexas. Conclusão: Pessoas com síndrome de Down enfrentam desafios no contexto comunitário, com mais restrições quando comparado ao escolar e domiciliar. |
Palavras-chave: | Síndrome de Down Participação social Participação comunitária |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7777 |
Data do documento: | 12-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Fisioterapia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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