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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7777
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moraes, Hellen Karteyn Mendes e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-22T13:22:08Z | - |
dc.date.available | 2024-06-22T13:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7777 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Participação social | pt_BR |
dc.subject | Participação comunitária | pt_BR |
dc.title | Participação social de pessoas com síndrome de down: revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Prudente, Cejane Oliveira Martins | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6499-3011 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6218135408293767 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Larissa Mariana Veloso de | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1002411477807507 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Borges, Sheila de Medeiros | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0944015844591046 | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo 21 extra. Pessoas com síndrome de Down podem apresentar características físicas distintas e atraso no desenvolvimento motor e cognitivo. A participação social é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Objetivo: Analisar a participação social de pessoas com síndrome de Down. Métodos: Revisão integrativa, junto às bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PubMED) e Web of Science. Foram incluídos artigos publicados de 2013 a 2023, que utilizaram instrumentos quantitativos para avaliação da participação social. Resultados: A amostra foi composta por seis artigos, todos em língua inglesa. Um estudo verificou que pessoas com síndrome de Down tiveram aumento da participação nas atividades de vida diária após a pandemia da COVID-19, principalmente em atividades recreativas dentro de casa. Outro estudo, que envolveu o ambiente escolar, observou que os alunos necessitaram mais de assistência em tarefas cognitivas-comportamentais. As demais pesquisas identificaram restrições na participação comunitária, principalmente em relação ao trabalho, vida em comunidade, recreação e atividades físicas que exigiam habilidades mais complexas. Conclusão: Pessoas com síndrome de Down enfrentam desafios no contexto comunitário, com mais restrições quando comparado ao escolar e domiciliar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Fisioterapia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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