PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Hellen Karteyn Mendes ept_BR
dc.date.accessioned2024-06-22T13:22:08Z-
dc.date.available2024-06-22T13:22:08Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7777-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectParticipação comunitáriapt_BR
dc.titleParticipação social de pessoas com síndrome de down: revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prudente, Cejane Oliveira Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6499-3011pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6218135408293767pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Larissa Mariana Veloso dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002411477807507pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Sheila de Medeirospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0944015844591046pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo 21 extra. Pessoas com síndrome de Down podem apresentar características físicas distintas e atraso no desenvolvimento motor e cognitivo. A participação social é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Objetivo: Analisar a participação social de pessoas com síndrome de Down. Métodos: Revisão integrativa, junto às bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PubMED) e Web of Science. Foram incluídos artigos publicados de 2013 a 2023, que utilizaram instrumentos quantitativos para avaliação da participação social. Resultados: A amostra foi composta por seis artigos, todos em língua inglesa. Um estudo verificou que pessoas com síndrome de Down tiveram aumento da participação nas atividades de vida diária após a pandemia da COVID-19, principalmente em atividades recreativas dentro de casa. Outro estudo, que envolveu o ambiente escolar, observou que os alunos necessitaram mais de assistência em tarefas cognitivas-comportamentais. As demais pesquisas identificaram restrições na participação comunitária, principalmente em relação ao trabalho, vida em comunidade, recreação e atividades físicas que exigiam habilidades mais complexas. Conclusão: Pessoas com síndrome de Down enfrentam desafios no contexto comunitário, com mais restrições quando comparado ao escolar e domiciliar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationFisioterapiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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