PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Farmácia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tratamento Farmacoterapêutico no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), uma revisão.
Autor(es): Ferreira, Diego Soares de Souza
Vieira, Taiane Sampaio
Primeiro Orientador: Morais, Rosana Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Salazar, Vania Cristina Rodríguez
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Landia Fernandes de Paiva
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema de crescente relevância na área da saúde mental, com destaque para sua abordagem diagnóstica e terapêutica. Este transtorno do neurodesenvolvimento afeta entre 5% e 8% da população mundial, com início na infância e impactos significativos no funcionamento pessoal, social e acadêmico. O diagnóstico, baseado em critérios como desatenção, hiperatividade e impulsividade, não requer exames específicos, sendo essencialmente clínico. O tratamento, que pode incluir psicoterapia e medicamentos, visa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica abordando o Transtorno, destacando tanto o tratamento farmacológico, e discutindo os sintomas e tipos associados ao TDAH. Os resultados indicaram que a lisdexanfetamina é mais eficaz que o placebo e comparável a outros medicamentos na melhoria dos sintomas do TDAH em crianças e adolescentes e que em curto prazo, aumenta a proporção de pacientes que respondem ao tratamento e reduz os sintomas, aumentando significativamente as chances de uma resposta terapêutica. A pesquisa foi baseada em estudos que abordam o TDAH, seu diagnóstico e tratamento, utilizando fontes como Scielo, Pubmed, Drugs, Drugs bank, Protocolos, Relatórios, Portarias, Google Acadêmico. Conclui-se que a revisão bibliográfica realizada permitiu uma análise aprofundada sobre o TDAH, abordando aspectos essenciais como diagnóstico, tipos de TDAH e tratamentos disponíveis. A compilação e análise dos estudos selecionados proporcionaram uma visão abrangente sobre a abordagem do TDAH, destacando a importância de intervenções farmacológicas para o manejo eficaz desse transtorno. Além de contribuir para a compreensão aprofundada do TDAH e sua abordagem terapêutica, fornecendo uma percepção maior para profissionais de saúde e pesquisadores interessados nessa área.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade,
Lisdesxanfetamina,
Metilfenidato,
Transtornos mentais. Fármacos TDAH.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7749
Data do documento: 28-Mai-2024
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