PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Farmácia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Diego Soares de Souzapt_BR
dc.creatorVieira, Taiane Sampaiopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-21T15:43:43Z-
dc.date.available2024-06-21T15:43:43Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7749-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.subjectLisdesxanfetaminapt_BR
dc.subjectMetilfenidatopt_BR
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectFármacos TDAH-
dc.titleTratamento farmacoterapêutico no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), uma revisão.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Rosana Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4325625181042072pt_BR
dc.contributor.referee1Salazar, Vania Cristina Rodríguezpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4379805944353428pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Landia Fernandes de Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673057491608245pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tema de crescente relevância na área da saúde mental, com destaque para sua abordagem diagnóstica e terapêutica. Este transtorno do neurodesenvolvimento afeta entre 5% e 8% da população mundial, com início na infância e impactos significativos no funcionamento pessoal, social e acadêmico. O diagnóstico, baseado em critérios como desatenção, hiperatividade e impulsividade, não requer exames específicos, sendo essencialmente clínico. O tratamento, que pode incluir psicoterapia e medicamentos, visa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Objetivo geral deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica abordando o Transtorno, destacando tanto o tratamento farmacológico, e discutindo os sintomas e tipos associados ao TDAH. Os resultados indicaram que a lisdexanfetamina é mais eficaz que o placebo e comparável a outros medicamentos na melhoria dos sintomas do TDAH em crianças e adolescentes e que em curto prazo, aumenta a proporção de pacientes que respondem ao tratamento e reduz os sintomas, aumentando significativamente as chances de uma resposta terapêutica. A pesquisa foi baseada em estudos que abordam o TDAH, seu diagnóstico e tratamento, utilizando fontes como Scielo, Pubmed, Drugs, Drugs bank, Protocolos, Relatórios, Portarias, Google Acadêmico. Conclui-se que a revisão bibliográfica realizada permitiu uma análise aprofundada sobre o TDAH, abordando aspectos essenciais como diagnóstico, tipos de TDAH e tratamentos disponíveis. A compilação e análise dos estudos selecionados proporcionaram uma visão abrangente sobre a abordagem do TDAH, destacando a importância de intervenções farmacológicas para o manejo eficaz desse transtorno. Além de contribuir para a compreensão aprofundada do TDAH e sua abordagem terapêutica, fornecendo uma percepção maior para profissionais de saúde e pesquisadores interessados nessa área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.degree.graduationFarmáciapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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