PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Gabriely Santos dept_BR
dc.date.accessioned2024-06-20T13:47:19Z-
dc.date.available2024-06-20T13:47:19Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7717-
dc.description.abstractThe research aims to analyze and understand the main difficulties faced by deaf individuals in the job market. The specific objectives are to identify the linguistic and communication barriers that deaf individuals encounter in the workplace located in Goiânia; to analyze the existing inclusion policies and practices within companies concerning deaf individuals; to investigate the technologies and resources available to facilitate the learning and professional performance of deaf individuals; and to present suggestions for improvements. The core of this study is to answer the following questions: What are the main difficulties faced by deaf individuals in these contexts, and how can these obstacles be overcome to promote effective inclusion in the workplace? Methodologically, exploratory descriptive research was employed, with a qualitative and quantitative approach. For data collection, two questionnaires were used, one with objective questions and the other with subjective questions, both administered through Google Forms. The results indicate that deaf individuals face significant challenges in the workplace, such as inadequate communication and lack of accessibility during interviews and selection processes. Inclusive practices within companies are often not properly adapted, limiting accessibility. The effectiveness of the assistive technologies used also needs to be evaluated. As an improvement, it is suggested to review and adapt selection processes to increase accessibility, invest in more efficient assistive technologies, and promote inclusion training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.subjectBarreiras linguísticaspt_BR
dc.subjectPolíticas de inclusãopt_BR
dc.titleA importância da comunicação no relacionamento das pessoas surdas no trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Irenept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2124955081583986pt_BR
dc.contributor.referee1Waqued, Cárbio Almeidapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337423275555349pt_BR
dc.contributor.referee2Macedo, Lucilene Correia dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2193299359952853pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresenta como objetivo geral analisar e compreender as principais dificuldades enfrentadas pelos surdos no mercado de trabalho. São os objetivos específicos: identificar as barreiras linguísticas e de comunicação que os surdos enfrentam no ambiente de trabalho Localizado em Goiânia analisar as políticas e práticas de inclusão existentes na empresa em relação aos surdos; investigar as tecnologias e recursos disponíveis para facilitar a aprendizagem e o desempenho profissional dos surdos; e apresentar sugestões para melhorias. O cerne deste estudo está em responder às seguintes questões: Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos surdos nesses contextos e como esses obstáculos podem ser superados para promover uma inclusão efetiva no ambiente de trabalho? Metodologicamente, utilizou-se da pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa; para coleta de dados, utilizou-se da aplicação de dois questionários, sendo um com perguntas objetivas e outro com perguntas subjetivas, os quais foram aplicados por meio do Google Forms. Os resultados indicam que surdos enfrentam desafios significativos no ambiente de trabalho, como comunicação inadequada e falta de acessibilidade em entrevistas e seleções. As práticas inclusivas nas empresas muitas vezes não são adaptadas adequadamente, limitando a acessibilidade. A eficácia das tecnologias assistivas utilizadas também precisa ser avaliada. Como melhoria, sugere-se revisar e adaptar os processos de seleção para aumentar a acessibilidade, investir em tecnologias assistivas mais eficientes e promover treinamentos sobre inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Gabriely 18-06-24.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador