PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: FILOSOFIA ON CONDITION: MELHORIA NA CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE DA FROTA
Autor(es): Batista, Isabella Sabino
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Andréluiz da Silva
Resumo: A filosofia On Condition (OC) emerge como uma abordagem promissora para melhorar a disponibilidade, os custos e a confiabilidade da manutenção das frotas aéreas. Este estudo explora as vantagens desse conceito, salientando seu foco na substituição de componentes com base em condições reais durante paradas operacionais das aeronaves, em vez de intervalos substanciais de tempo predefinidos, que levam, em alguns casos, a remoções desnecessárias de sistemas ou componentes. Para expor as vantagens dessa filosofia, foi adotada a pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa, com procedimentos bibliográficos, documentais e estudo comparativo. Entre os resultados, verificou-se que os custos operacionais relacionados à filosofia Hard Time (HT) são mais altos que os associados à OC e que os equipamentos ficam inativos por um tempo maior durante a realização das revisões. Além disso, apurou-se que falhas na execução da manutenção ocupam a sétima posição entre os fatores contribuintes de ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. Diante dessa análise, ao se utilizarem da OC, as operadoras aéreas tendem a reduzir suas despesas, associando, ainda, uma manutenção preventiva à redução do tempo de indisponibilidade de suas aeronaves. Além disso, a implementação de sistemas responsáveis pelo monitoramento e diagnóstico proporcionam uma avaliação contínua da saúde dos componentes, permitindo intervenções precisas e oportunas, o que traz mais segurança para toda a frota. Ao destacar os benefícios da filosofia OC, este estudo busca contribuir para que as operadoras aéreas aprimorem a eficiência e a confiabilidade de suas aeronaves.
Abstract: On-Condition (OC) maintenance emerges as a promising approach to improve the availability, costs, and reliability of aircraft fleet maintenance. This study explores the advantages of this concept, highlighting its focus on replacing components based on real conditions during aircraft operational shutdowns, instead of substantial predefined time intervals, which lead, in some cases, to unnecessary removals of systems or components. To expose the advantages of this philosophy, a qualitative-quantitative approach research was adopted, with bibliographic, documentary procedures, and comparative study. Among the results, it was found that the operational costs related to the Hard Time (HT) philosophy are higher than those associated with OC one and that the equipment is inactive for a longer period during the inspections. In addition, it was found that failures in the execution of maintenance occupy the seventh position among the contributing factors of aeronautical occurrences in Brazil in the last 10 years. Given this analysis, by using OC, airline operators tend to reduce their expenses, also associating preventive maintenance with reducing the downtime of their aircraft. In addition, the implementation of systems responsible for monitoring and diagnosis provide a continuous assessment of the health of the components, allowing precise and timely interventions, which brings more safety to the fleet. By highlighting the benefits of the OC philosophy, this study seeks to contribute to the improvement of the efficiency and reliability of aircraft by airline operators.
Palavras-chave: Manutenção
On Condition
Confiabilidade
Disponibilidade
Aeronaves
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::MANUTENCAO DE SISTEMAS AEROESPACIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7716
Data do documento: 17-Jun-2024
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