PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Isabella Sabinopt_BR
dc.date.accessioned2024-06-20T13:39:39Z-
dc.date.available2024-06-20T13:39:39Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7716-
dc.description.abstractOn-Condition (OC) maintenance emerges as a promising approach to improve the availability, costs, and reliability of aircraft fleet maintenance. This study explores the advantages of this concept, highlighting its focus on replacing components based on real conditions during aircraft operational shutdowns, instead of substantial predefined time intervals, which lead, in some cases, to unnecessary removals of systems or components. To expose the advantages of this philosophy, a qualitative-quantitative approach research was adopted, with bibliographic, documentary procedures, and comparative study. Among the results, it was found that the operational costs related to the Hard Time (HT) philosophy are higher than those associated with OC one and that the equipment is inactive for a longer period during the inspections. In addition, it was found that failures in the execution of maintenance occupy the seventh position among the contributing factors of aeronautical occurrences in Brazil in the last 10 years. Given this analysis, by using OC, airline operators tend to reduce their expenses, also associating preventive maintenance with reducing the downtime of their aircraft. In addition, the implementation of systems responsible for monitoring and diagnosis provide a continuous assessment of the health of the components, allowing precise and timely interventions, which brings more safety to the fleet. By highlighting the benefits of the OC philosophy, this study seeks to contribute to the improvement of the efficiency and reliability of aircraft by airline operators.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectOn Conditionpt_BR
dc.subjectConfiabilidadept_BR
dc.subjectDisponibilidadept_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.titleFILOSOFIA ON CONDITION: MELHORIA NA CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE DA FROTApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francépt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tammyse Araújo dapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoA filosofia On Condition (OC) emerge como uma abordagem promissora para melhorar a disponibilidade, os custos e a confiabilidade da manutenção das frotas aéreas. Este estudo explora as vantagens desse conceito, salientando seu foco na substituição de componentes com base em condições reais durante paradas operacionais das aeronaves, em vez de intervalos substanciais de tempo predefinidos, que levam, em alguns casos, a remoções desnecessárias de sistemas ou componentes. Para expor as vantagens dessa filosofia, foi adotada a pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa, com procedimentos bibliográficos, documentais e estudo comparativo. Entre os resultados, verificou-se que os custos operacionais relacionados à filosofia Hard Time (HT) são mais altos que os associados à OC e que os equipamentos ficam inativos por um tempo maior durante a realização das revisões. Além disso, apurou-se que falhas na execução da manutenção ocupam a sétima posição entre os fatores contribuintes de ocorrências aeronáuticas no Brasil nos últimos 10 anos. Diante dessa análise, ao se utilizarem da OC, as operadoras aéreas tendem a reduzir suas despesas, associando, ainda, uma manutenção preventiva à redução do tempo de indisponibilidade de suas aeronaves. Além disso, a implementação de sistemas responsáveis pelo monitoramento e diagnóstico proporcionam uma avaliação contínua da saúde dos componentes, permitindo intervenções precisas e oportunas, o que traz mais segurança para toda a frota. Ao destacar os benefícios da filosofia OC, este estudo busca contribuir para que as operadoras aéreas aprimorem a eficiência e a confiabilidade de suas aeronaves.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::MANUTENCAO DE SISTEMAS AEROESPACIAISpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3671462079721539pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Isabella Sabino Batista REVISADO 20-6-2024.pdf
  Restricted Access
343,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador