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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7576
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Capacitismo e sua interferência no direito à educação |
Título(s) alternativo(s): | SUAS CONSEQUÊNCIAS |
Autor(es): | Souza, Arthur Alves de |
Primeiro Orientador: | Belle, Helena Beatriz de Moura |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Antônio Evaldo |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo, atentar para o capacitismo e sua interferência na educação. A falta de infraestrutura nas instituições de ensino provocada por esta visão, tem refletido sobre o acolhimento das pessoas com deficiência. Esse é um problema sério a ser observado, evidenciado pela ausência de rampas, banheiros adaptados e recursos tecnológicos diversos para melhor aproveitamento e desenvolvimento das pessoas com deficiência. Tais ausências geram barreiras físicas e pedagógicas que prejudicam a inclusão desses alunos. A falta de investimento, planejamento governamental, cultura de inclusão e capacidade dos profissionais são os fatores que contribuem para essa situação. Por isso é crucial conscientizar a população e os políticos sobre a importância da infraestrutura adequada para a garantia de igualdade de oportunidades e promover a inclusão social para todos os alunos e não só um grupo específico da sociedade. Também busca conscientizar de forma plena o leitor de que a população com deficiência, não deve ser vista com uma visão capacitista, pois tal parcela da sociedade tem plena condição de com algumas adaptações se desenvolver e tornar-se um sujeito participativo e importante na sociedade. É desse modo que todos os professores de uma instituição devem se preparar, e se profissionalizar com o intuito de atender as necessidades de pessoas com deficiência. Torna-se necessário fiscalizar o cumprimento das legislações existentes as quais são diversas e necessárias para o pleno desenvolvimento do aluno com deficiência no Brasil. |
Abstract: | The present work aims to pay attention to ableism and its interference in education. The lack of infrastructure in educational institutions caused by this vision has affected the reception of people with disabilities. This is a serious problem to be observed, evidenced by the lack of ramps, adapted bathrooms and various technological resources for better use and development of people with disabilities. Such absences create physical and pedagogical barriers that hinder the inclusion of these students. The lack of investment, government planning, culture of inclusion and professional capacity are the factors that contribute to this situation. Therefore, it is crucial to raise awareness among the population and politicians about the importance of adequate infrastructure to guarantee equal opportunities and promote social inclusion for all students and not just a specific group in society. It also seeks to make the reader fully aware that the population with disabilities should not be seen with an ableist view, as this part of society is fully capable of developing and becoming a participative and important subject in society with some adaptations. This is how all teachers at an institution must prepare and become professional in order to meet the needs of people with disabilities. It is necessary to monitor compliance with existing legislation, which is diverse and necessary for the full development of students with disabilities in Brazil. |
Palavras-chave: | Inclusão Educação Deficiente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7576 |
Data do documento: | 27-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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