PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7349
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de ansiedade em estudantes dos cursos de educação física, psicologia e medicina: revisão integrativa
Autor(es): Lavor, Thaís Paiva
Primeiro Orientador: Silva, Andrea Cintia da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcelo de Sousa e
metadata.dc.contributor.referee2: Collus, Izabel Alves Calvão
Resumo: O estudo teve como objetivo geral analisar se há uma diferença entre os cursos de educação física, psicologia e medicina relacionados aos níveis de ansiedade. Método do estudo foi utilizado uma pesquisa teórica de revisão integrativa], considerando estudos originais, no intervalo de 2010-2023, que abordassem transtornos de ansiedade entre estudantes em cursos da área da saúde, mais especificamente, educação física, psicologia e medicina. Como resultados teve que durante o período acadêmico 15% e 29% dos estudantes universitários podem apresentar transtorno de ansiedade. O ingresso na universidade é considerado uma experiência que gera ansiedade devido à transição que o ato de estudar representa. Portanto, é essencial compreender como os estudantes lidam com as adversidades e dificuldades na universidade, bem como o impacto da ansiedade na saúde mental. E com isso, conclui-se que compreender como os estudantes lidam com o estresse e a ansiedade é crucial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de enfrentamento e o fornecimento de recursos específicos para ajudá-los a administrar a pressão da vida universitária de maneira saudável.
Abstract: The general objective of the study was to analyze whether there is a difference between physical education, psychology and medicine courses related to anxiety levels. Study method: theoretical integrative review research was used, considering original studies, in the period 2010-2023, that addressed anxiety disorders among students in health courses, more specifically, physical education, psychology and medicine. The results showed that during the academic period, 15% and 29% of university students may present with an anxiety disorder. Entering university is considered an experience that generates anxiety due to the transition that studying represents. Therefore, it is essential to understand how students deal with adversity and difficulties at university, as well as the impact of anxiety on mental health. Therefore, it can be concluded that understanding how students deal with stress and anxiety is crucial for developing effective coping strategies and providing specific resources to help them manage the pressure of university life in a healthy way.
Palavras-chave: Ansiedade
Saúde mental
universitários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7349
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG Thais.pdf818,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador