Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7347
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | OS IMPACTOS PSICOLÓGICOS DO BULLYING VIVENCIADO PELOS ESTUDANTES DURANTE AS PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
Autor(es): | Luz, Pâmela Vicente |
Primeiro Orientador: | Silva, Andrea Cintia da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Diniz, Clistênia Prudenciana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, Luiza de Marilac Ribeiro |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar as causas do bullying durante as práticas corporais nas aulas de Educação Física. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica em estudos e publicações de 18 anos (2002 a 2017), tendo como sujeitos de pesquisa alunos e professores de educação física, sendo eles homens ou mulheres. Bullying é muito mais que uma simples brincadeira, o medo leva as crianças a se fecharem, se excluírem e até evadirem das escolas, como forma de se livrarem de seus agressores. Conclui-se que o bullying vai muito além de simples brincadeiras entre crianças e adolescentes, podendo levar a consequencias irreverssíveis ao psicológico de crianças envolvidas, sendo elas agressoras ou vítimas. A sociedade deve tratá-lo como é, ações violentas que podem levar em sua forma mais grave a assassinatos e suicídios, adotando assim políticas públicas de combate e intervenção ao bullying, dentro e fora das escolas. |
Abstract: | This research aims to investigate the causes of bullying during physical exercises in Physical Education classes. The present work is a bibliographical review of studies and publications spanning 18 years (2002 to 2017), with physical education students and teachers, whether men or women, as research subjects. Bullying is much more than a simple game, fear leads children to close themselves off, exclude themselves and even evade schools, as a way of getting rid of their attackers. It is concluded that bullying goes far beyond simple games between children and adolescents, and can lead to irreversible psychological consequences for the children involved, whether they are aggressors or victims. Society must treat it as it is, violent actions that can lead in its most serious form to murders and suicides, thus adopting public policies to combat and intervene against bullying, inside and outside schools. |
Palavras-chave: | práticas corporais. bullying. educação física escolar. estudantes. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7347 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RAG Pamela.pdf | 925,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador