Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7346
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A NATAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 03 A 06 ANOS |
Autor(es): | Menezes, Beatriz Lopes De |
Primeiro Orientador: | Silva, Andrea Cintia da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marcelo de Sousa e |
metadata.dc.contributor.referee2: | Collus, Izabel Alves Calvão |
Resumo: | Objetivo: Apresentar como a natação pode ser um meio facilitador com atividades direcionadas no intuito de trazer o aprendizado do letramento e da alfabetização, pois trabalha o cognitivo, motor e social das crianças, promovendo a melhoria das habilidades como concentração, coordenação e estímulos com os elementos da linguagem. Além disso a natação proporciona um ambiente lúdico e descontraído, favorecendo a aprendizagem de forma prazerosa. Método: Pesquisa bibliográfica em estudos com o recorte temporal de 2015 a 2023, do processo da alfabetização e letramento de crianças através da educação física. Resultados: A natação, trás um desenvolvimento cognitivo de crianças durante o período escolar. Nota-se que a prática da natação envolve atividades que promovem o desenvolvimento cognitivo, estimulando habilidades motoras, o sistema neuro motor e a coordenação motora e funções cognitivas, como atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio, tudo isso favorece o ensino do letramento e da alfabetização através da motricidade e ludicidade. Considerações: A prática da natação pode contribuir positivamente para o desenvolvimento cognitivo, motor e físico das crianças, proporcionando uma base sólida para o processo de alfabetização e letramento. Atividades físicas adequadas para cada faixa etária podem ser uma estratégia positiva para promover o desenvolvimento cognitivo com uma abordagem integrada, onde o aprendizado motor e físico se alinha ao desenvolvimento cognitivo durante o período de alfabetização e letramento. |
Abstract: | Objective: how swimming can be a facilitating means with activities aimed at bringing literacy and literacy learning, as it works on children's cognitive, motor and social skills, promoting the improvement of skills such as concentration, coordination and stimuli with the elements of language. Furthermore, swimming provides a playful and relaxed environment, encouraging learning in a pleasurable way. Method: Bibliographical research in studies with a time frame from 2015 to 2023, on the process of children's literacy and literacy through physical education. Results: Swimming contributes to the cognitive development of children during the school period. It should be noted that the practice of swimming involves activities that promote cognitive development, stimulating motor skills, the neuromotor system and progressively motor and cognitive functions, such as attention, perception, memory, language and reasoning, all favoring the teaching of literacy and literacy through motor and playfulness. Considerations: Swimming can contribute positively to the cognitive, motor and physical development of children, providing a solid foundation for the literacy and literacy process. Age-appropriate activities can be a positive physical strategy to promote cognitive development with an integrated approach, where motor and physical learning aligns with cognitive development during the literacy and literacy period. Keywords: [ |
Palavras-chave: | [aprendizagem]. [letramento e alfabetização]. [natação]. [crianças na primeira infância] |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7346 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RAG Beatriz.pdf | 865,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador