PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Beatriz Lopes Dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-25T21:46:51Z-
dc.date.available2024-03-25T21:46:51Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7346-
dc.description.abstractObjective: how swimming can be a facilitating means with activities aimed at bringing literacy and literacy learning, as it works on children's cognitive, motor and social skills, promoting the improvement of skills such as concentration, coordination and stimuli with the elements of language. Furthermore, swimming provides a playful and relaxed environment, encouraging learning in a pleasurable way. Method: Bibliographical research in studies with a time frame from 2015 to 2023, on the process of children's literacy and literacy through physical education. Results: Swimming contributes to the cognitive development of children during the school period. It should be noted that the practice of swimming involves activities that promote cognitive development, stimulating motor skills, the neuromotor system and progressively motor and cognitive functions, such as attention, perception, memory, language and reasoning, all favoring the teaching of literacy and literacy through motor and playfulness. Considerations: Swimming can contribute positively to the cognitive, motor and physical development of children, providing a solid foundation for the literacy and literacy process. Age-appropriate activities can be a positive physical strategy to promote cognitive development with an integrated approach, where motor and physical learning aligns with cognitive development during the literacy and literacy period. Keywords: [pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject[aprendizagem].pt_BR
dc.subject[letramento e alfabetização].pt_BR
dc.subject[natação].pt_BR
dc.subject[crianças na primeira infância]pt_BR
dc.titleA NATAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE 03 A 06 ANOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Cintia dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570552717844241pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo de Sousa ept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8024434834035741pt_BR
dc.contributor.referee2Collus, Izabel Alves Calvãopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384514661532630pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Apresentar como a natação pode ser um meio facilitador com atividades direcionadas no intuito de trazer o aprendizado do letramento e da alfabetização, pois trabalha o cognitivo, motor e social das crianças, promovendo a melhoria das habilidades como concentração, coordenação e estímulos com os elementos da linguagem. Além disso a natação proporciona um ambiente lúdico e descontraído, favorecendo a aprendizagem de forma prazerosa. Método: Pesquisa bibliográfica em estudos com o recorte temporal de 2015 a 2023, do processo da alfabetização e letramento de crianças através da educação física. Resultados: A natação, trás um desenvolvimento cognitivo de crianças durante o período escolar. Nota-se que a prática da natação envolve atividades que promovem o desenvolvimento cognitivo, estimulando habilidades motoras, o sistema neuro motor e a coordenação motora e funções cognitivas, como atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio, tudo isso favorece o ensino do letramento e da alfabetização através da motricidade e ludicidade. Considerações: A prática da natação pode contribuir positivamente para o desenvolvimento cognitivo, motor e físico das crianças, proporcionando uma base sólida para o processo de alfabetização e letramento. Atividades físicas adequadas para cada faixa etária podem ser uma estratégia positiva para promover o desenvolvimento cognitivo com uma abordagem integrada, onde o aprendizado motor e físico se alinha ao desenvolvimento cognitivo durante o período de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAG Beatriz.pdf865,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador