PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7343
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LEGADO DO PENSAMENTO LIBERTÁRIO DE RECLUS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR
Autor(es): Freitas, Giovanna Luiza Alves
Primeiro Orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos
Resumo: O tema proposto para o desenvolvimento desta monografia refere-se ao pensamento libertário. Esse pensamento, que ao longo da história postulou um ideal político anarquista libertário, propõe uma educação que, em contraposição aos princípios do projeto capitalista, visa a emancipação do homem de suas opressões cotidianas, sejam elas em relação às questões de classe, gênero e raça, ou a outras disputas e lutas sociais e políticas. A questão central da pesquisa consistiu em investigar como o pensamento libertário de Élisée Reclus tem sido abordado nas pesquisas que o tomam como objeto de investigação. Nesse sentido, considerando pertinente e relevante esclarecer sob que aspectos a atenção dos pesquisadores está se voltando para o pensamento de Reclus tornou-se necessário esclarecer questões como: Quais concepções de Educação, Geografia e Geografia escolar postulada por Reclus que estão presentes nas pesquisas? Quais as críticas de Reclus sobre o ensino de Geografia vigente nas escolas do final do século XIX são apontadas nessas pesquisas? O que apontam sobre metodologia de ensino e as contribuições de Reclus para ensino de Geografia no século XXI?O objetivo geral da pesquisa foi analisar a produção do conhecimento científico brasileiro sobre o pensamento libertário de Élisée Reclus.Em seu escopo tornou-se necessario estabelecer os seguintes objetivos específicos: compreender o contexto histórico em se insere o pensamento de geográfico de Reclus; de Geografia, Educação e Geografia escolar; e, explicitar as contribuições pensamento libertário de Reclus para pensar a prática de ensino de Geografia do século XXI.A revisão foi realizada na plataforma Google Acadêmico no mês de junho de 2023. Foram identificados 13 trabalhos sobre o tema, dentre os quais foram selecionados 09 trabalhos para compor o corpus da pesquisa, sendo uma dissertação de mestrado, duas teses de doutorado e seis artigos. A pesquisa forneceu importantes elementos para a compreensão de que Reclus foi um dos principais pensadores do final do século XIX e início do século XX que apresentou contribuições para a superação da dicotomia geografia física x geografia humana, assim como uma visão bastante avançada sobre educação e ensino de geografia ao aprofundar o debate voltado à transformação social, mostrando que liberdade e senso crítico são indissociáveis.Com essa visão ele defendeu uma Geografia social e uma educação geográfica voltada ao desenvolvimento da autonomia intelectual.
Palavras-chave: Geografia
Geografia escolar
Pensamento libertario
Elisée Reclus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7343
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia GIOVANNA LUIZA ALVES FREITAS.pdf202,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador