Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7342
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O LEGADO DO PENSAMENTO LIBERTÁRIO DE RECLUS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR |
Autor(es): | Freitas, Giovanna Luiza Alves |
Primeiro Orientador: | Zanatta, Beatriz Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Carneiro, Maria Esperança Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos |
Resumo: | O presente estudo é fruto do trabalho de conclusão de curso no qual buscamos compreender o legado do pensamento libertário de Éliseé Reclus para a geografia escolar. O problema central que se buscou esclarecer foi:Como o pensamento libertário de Élisée Reclus tem sido abordado nas pesquisas da área da Geografia, em particular sobre o ensino de Geografia que o tomam como objeto de investigação? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a produção do conhecimento científico brasileiro no campo da Geografia sobre o pensamento libertário de Élisée Reclus. Os objetivos especificos foram: Aprender a concepção de Reclus sobre Educação, Geografia e Geografia escolar; Delinear as críticas apontadas por esse geógrafo sobre o ensino de Geografia vigente nas escolas do final do século XIX; Explicitar a metodologia de ensino proposta por Reclus e as contribuições apontadas pelas pesquisas do pensamento libertário para ensino de Geografia no século XXI. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período 2013 e 2023 e foi realizada na base de dados Google Acadêmico . O texto foi estruturado em introdução, dois capítulos e a conclusão. O primeiro capítulo apresenta um breve relato sobre o contexto histórico em que Reclus produziu sua obra. O segundo apresenta análise e discussão do material obtido a partir dos critérios utilizados para seleção das teses, dissertações e artigos sobre o tema. Foi possivel apreender que Reclus rompe com a dicotomia H x M presente na Geografia e no ensino de Geografia do seculo XIX a segunda metade do seculo XX, e propoe uma educação voltada para promoção da liberdade e desenvolvimento da autonomia intelectual como um dos pilares da transformação social e a democratização do conhecimento científico. |
Palavras-chave: | Geografia escolar. Pensamento Libertário. Élisée Reclus rio. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7342 |
Data do documento: | 14-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC II - Fina l24-11-23.pdf | 178,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador