Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Giovanna Luiza Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-23T12:15:14Z | - |
dc.date.available | 2024-03-23T12:15:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7342 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Pensamento libertário | - |
dc.subject | Élisée Reclus rio | - |
dc.title | O legado do pensamento libertário de reclus para a geografia escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zanatta, Beatriz Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-7272-6666 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2078525746548579 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9756350094242844 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo é fruto do trabalho de conclusão de curso no qual buscamos compreender o legado do pensamento libertário de Éliseé Reclus para a geografia escolar. O problema central que se buscou esclarecer foi:Como o pensamento libertário de Élisée Reclus tem sido abordado nas pesquisas da área da Geografia, em particular sobre o ensino de Geografia que o tomam como objeto de investigação? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a produção do conhecimento científico brasileiro no campo da Geografia sobre o pensamento libertário de Élisée Reclus. Os objetivos especificos foram: Aprender a concepção de Reclus sobre Educação, Geografia e Geografia escolar; Delinear as críticas apontadas por esse geógrafo sobre o ensino de Geografia vigente nas escolas do final do século XIX; Explicitar a metodologia de ensino proposta por Reclus e as contribuições apontadas pelas pesquisas do pensamento libertário para ensino de Geografia no século XXI. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período 2013 e 2023 e foi realizada na base de dados Google Acadêmico . O texto foi estruturado em introdução, dois capítulos e a conclusão. O primeiro capítulo apresenta um breve relato sobre o contexto histórico em que Reclus produziu sua obra. O segundo apresenta análise e discussão do material obtido a partir dos critérios utilizados para seleção das teses, dissertações e artigos sobre o tema. Foi possivel apreender que Reclus rompe com a dicotomia H x M presente na Geografia e no ensino de Geografia do seculo XIX a segunda metade do seculo XX, e propoe uma educação voltada para promoção da liberdade e desenvolvimento da autonomia intelectual como um dos pilares da transformação social e a democratização do conhecimento científico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC II - Fina l24-11-23.pdf | 178,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador