PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Giovanna Luiza Alvespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-23T12:15:14Z-
dc.date.available2024-03-23T12:15:14Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7342-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectPensamento libertário-
dc.subjectÉlisée Reclus rio-
dc.titleO legado do pensamento libertário de reclus para a geografia escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Zanatta, Beatriz Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984pt_BR
dc.contributor.referee1Carneiro, Maria Esperança Fernandespt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7272-6666pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Nicali Bleyer Ferreira dospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9756350094242844pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é fruto do trabalho de conclusão de curso no qual buscamos compreender o legado do pensamento libertário de Éliseé Reclus para a geografia escolar. O problema central que se buscou esclarecer foi:Como o pensamento libertário de Élisée Reclus tem sido abordado nas pesquisas da área da Geografia, em particular sobre o ensino de Geografia que o tomam como objeto de investigação? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a produção do conhecimento científico brasileiro no campo da Geografia sobre o pensamento libertário de Élisée Reclus. Os objetivos especificos foram: Aprender a concepção de Reclus sobre Educação, Geografia e Geografia escolar; Delinear as críticas apontadas por esse geógrafo sobre o ensino de Geografia vigente nas escolas do final do século XIX; Explicitar a metodologia de ensino proposta por Reclus e as contribuições apontadas pelas pesquisas do pensamento libertário para ensino de Geografia no século XXI. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período 2013 e 2023 e foi realizada na base de dados Google Acadêmico . O texto foi estruturado em introdução, dois capítulos e a conclusão. O primeiro capítulo apresenta um breve relato sobre o contexto histórico em que Reclus produziu sua obra. O segundo apresenta análise e discussão do material obtido a partir dos critérios utilizados para seleção das teses, dissertações e artigos sobre o tema. Foi possivel apreender que Reclus rompe com a dicotomia H x M presente na Geografia e no ensino de Geografia do seculo XIX a segunda metade do seculo XX, e propoe uma educação voltada para promoção da liberdade e desenvolvimento da autonomia intelectual como um dos pilares da transformação social e a democratização do conhecimento científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationGeografiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - Fina l24-11-23.pdf178,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador