PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de répteis e anfíbios como ferramenta para ações de educação ambiental (e.a): revisão da produção científica nos últimos 50 anos
Autor(es): Alves, Rafael Gomes
Primeiro Orientador: Feitosa, Darlan Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Barberi, Maira
metadata.dc.contributor.referee2: Vaz-Silva, Wilian
Resumo: Estudos demonstram que a conservação e a proteção da biodiversidade, sobretudo a fauna, não pode se concentrar apenas em pesquisas científicas, da mesma forma sugerem que ações de educação ambiental em ambientes formais e não formais de educação são ferramentas valiosas na biologia da conservação. O desaparecimento de espécies é um tema cada vez mais evidente nas discussões acerca da conservação da biodiversidade e desta forma a educação ambiental possui um papel importante na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, principalmente em grupos biologicamente vulneráveis. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar, com base em pesquisa bibliográfica, as estratégias, as ações e as atividades de EA envolvendo a utilização de répteis e anfíbios como principal instrumento, bem como a contextualização e importância desses trabalhos. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica em cinco base de dados, utilizando a combinação dos descritores “Educação ambiental” e/ou “répteis” e/ou “anfíbios” e suas combinações para a língua inglesa. Foram encontrados o total de 532 referências e, após a aplicação dos critérios e inclusão e exclusão foram selecionadas 164 dos quais 138 atendiam aos objetivos do trabalho publicados entre 1972 e 2023. A partir dos dados obtidos verificou-se uma tendência de aumento no número de publicações ao longo do período sendo os anos de 2020,2021, 2022, 2015 e 2012 os com maior número de publicações respectivamente. Dentre os 138 trabalhos selecionados, o grupo modelo de estudo com maior número de trabalhos publicados foram répteis (53), seguido por anfíbios (36), répteis e anfíbios (17), os demais estudos utilizaram a combinação de mais de três grupos variando com mamíferos, peixes, aves e até plantas. Os dois países com maios número de pesquisas desenvolvidas foram Brasil (37) e Estados Unidos (28). Assim, pode-se concluir que a EA., especialmente no que diz respeito a répteis e anfíbios, ainda carece de bastante estudos. O Brasil, país com a maior biodiversidade de anfíbios, apresenta-se como o país que menos investe em ações de educação ambiental, conservação e trabalhos científicos em educação utilizando esses animais. Isso representa uma preocupação em relação ao futuro dessas espécies. Afinal, é por meio do conhecimento e da educação que podemos mudar a forma de pensar da sociedade e, assim, promover uma consciência de preservação desses animais que estão ameaçados.
Abstract: Studies show that the conservation and protection of biodiversity, especially fauna, cannot focus solely on scientific research. Similarly, they suggest that environmental education actions in formal and non-formal education environments are valuable tools in conservation biology. The disappearance of species is an increasingly evident topic in discussions about biodiversity conservation, and thus environmental education plays an important role in preserving ecosystems and biodiversity, especially in biologically vulnerable groups. With the aim of evaluating, based on literature research, the strategies, actions, and activities of environmental education involving the use of reptiles and amphibians as the main instrument, as well as the contextualization and importance of these works, we conducted a literature search in five databases. We used the combination of the descriptors "Environmental education" and/or "reptiles" and/or "amphibians" and their combinations for the English language. A total of 532 references were found, and after applying inclusion and exclusion criteria, 164 were selected, of which 138 met the objectives of the study published between 1972 and 2023. From the obtained data, there was a trend of an increase in the number of publications over the period, with the years 2020, 2021, 2022, 2015, and 2012 having the highest number of publications, respectively. Among the 138 selected works, the model study group with the highest number of published works was reptiles (53), followed by amphibians (36), reptiles and amphibians (17), and other studies used combinations of more than three groups, varying with mammals, fish, birds, and even plants. The two countries with the highest number of developed research were Brazil (37) and the United States (28). Thus, it can be concluded that environmental education, especially concerning reptiles and amphibians, still lacks many studies. Brazil, the country with the greatest biodiversity of amphibians, appears as the country that invests the least in environmental education actions, conservation, and scientific work in education using these animals. This raises concerns about the future of these species. After all, it is through knowledge and education that we can change society's mindset and thus promote an awareness of the preservation of these threatened animals.
Palavras-chave: Conservação
Educação ambiental
Biodiversidade
Répteis
Anfíbios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7325
Data do documento: 5-Dez-2023
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