PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Rafael Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-08T11:22:32Z-
dc.date.available2024-03-08T11:22:32Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7325-
dc.description.abstractStudies show that the conservation and protection of biodiversity, especially fauna, cannot focus solely on scientific research. Similarly, they suggest that environmental education actions in formal and non-formal education environments are valuable tools in conservation biology. The disappearance of species is an increasingly evident topic in discussions about biodiversity conservation, and thus environmental education plays an important role in preserving ecosystems and biodiversity, especially in biologically vulnerable groups. With the aim of evaluating, based on literature research, the strategies, actions, and activities of environmental education involving the use of reptiles and amphibians as the main instrument, as well as the contextualization and importance of these works, we conducted a literature search in five databases. We used the combination of the descriptors "Environmental education" and/or "reptiles" and/or "amphibians" and their combinations for the English language. A total of 532 references were found, and after applying inclusion and exclusion criteria, 164 were selected, of which 138 met the objectives of the study published between 1972 and 2023. From the obtained data, there was a trend of an increase in the number of publications over the period, with the years 2020, 2021, 2022, 2015, and 2012 having the highest number of publications, respectively. Among the 138 selected works, the model study group with the highest number of published works was reptiles (53), followed by amphibians (36), reptiles and amphibians (17), and other studies used combinations of more than three groups, varying with mammals, fish, birds, and even plants. The two countries with the highest number of developed research were Brazil (37) and the United States (28). Thus, it can be concluded that environmental education, especially concerning reptiles and amphibians, still lacks many studies. Brazil, the country with the greatest biodiversity of amphibians, appears as the country that invests the least in environmental education actions, conservation, and scientific work in education using these animals. This raises concerns about the future of these species. After all, it is through knowledge and education that we can change society's mindset and thus promote an awareness of the preservation of these threatened animals.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationPrograma de Docênciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectRépteispt_BR
dc.subjectAnfíbiospt_BR
dc.titleUtilização de répteis e anfíbios como ferramenta para ações de educação ambiental (e.a): revisão da produção científica nos últimos 50 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Feitosa, Darlan Tavarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3500272349902475pt_BR
dc.contributor.referee1Barberi, Mairapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0484-0237pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7123868038750477pt_BR
dc.contributor.referee2Vaz-Silva, Wilianpt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6235-5331pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563132489734932pt_BR
dc.description.resumoEstudos demonstram que a conservação e a proteção da biodiversidade, sobretudo a fauna, não pode se concentrar apenas em pesquisas científicas, da mesma forma sugerem que ações de educação ambiental em ambientes formais e não formais de educação são ferramentas valiosas na biologia da conservação. O desaparecimento de espécies é um tema cada vez mais evidente nas discussões acerca da conservação da biodiversidade e desta forma a educação ambiental possui um papel importante na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, principalmente em grupos biologicamente vulneráveis. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar, com base em pesquisa bibliográfica, as estratégias, as ações e as atividades de EA envolvendo a utilização de répteis e anfíbios como principal instrumento, bem como a contextualização e importância desses trabalhos. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica em cinco base de dados, utilizando a combinação dos descritores “Educação ambiental” e/ou “répteis” e/ou “anfíbios” e suas combinações para a língua inglesa. Foram encontrados o total de 532 referências e, após a aplicação dos critérios e inclusão e exclusão foram selecionadas 164 dos quais 138 atendiam aos objetivos do trabalho publicados entre 1972 e 2023. A partir dos dados obtidos verificou-se uma tendência de aumento no número de publicações ao longo do período sendo os anos de 2020,2021, 2022, 2015 e 2012 os com maior número de publicações respectivamente. Dentre os 138 trabalhos selecionados, o grupo modelo de estudo com maior número de trabalhos publicados foram répteis (53), seguido por anfíbios (36), répteis e anfíbios (17), os demais estudos utilizaram a combinação de mais de três grupos variando com mamíferos, peixes, aves e até plantas. Os dois países com maios número de pesquisas desenvolvidas foram Brasil (37) e Estados Unidos (28). Assim, pode-se concluir que a EA., especialmente no que diz respeito a répteis e anfíbios, ainda carece de bastante estudos. O Brasil, país com a maior biodiversidade de anfíbios, apresenta-se como o país que menos investe em ações de educação ambiental, conservação e trabalhos científicos em educação utilizando esses animais. Isso representa uma preocupação em relação ao futuro dessas espécies. Afinal, é por meio do conhecimento e da educação que podemos mudar a forma de pensar da sociedade e, assim, promover uma consciência de preservação desses animais que estão ameaçados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7599128055330649pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC RAFAEL GOMES ALVES.pdf877,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador