PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7317
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Síndrome de Burnout no setor de teleagendamento: um estudo de caso sobre os efeitos na produtividade e qualidade do trabalho em uma organização de saúde em Goiânia
Autor(es): Silva, Beatriz De Souza
Primeiro Orientador: Corrêa, Avelino
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Gisely Jorge
metadata.dc.contributor.referee2: Gonzaga, Jolson da Fonseca
Resumo: O presente trabalho investiga a relação entre a Síndrome de Burnout em teleatendentes em uma organização hospitalar no contexto pós Pandemia. A Síndrome é caracterizada como a doença que acomete o trabalhador, ocasionando o esgotamento físico e psíquico, submetendo o mesmo a situações de estresse ou frustração, resultante do estresse crônico no ambiente organizacional. A pesquisa tem como objetivo compreender a Síndrome de Burnout em atendentes de teleagendamento, visando identificar a incidência dos casos, os fatores de risco e as consequências da Síndrome de Burnout para as organizações e para os indivíduos responsáveis pela força de trabalho, além de propor estratégias para prevenir e tratar a síndrome, contribuindo para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. O estudo pôde ser feito através de pesquisas bibliográficas e do estudo feito em uma organização hospitalar em Goiânia, no ramo de teleagendamento, buscando através de entrevista e questionários obter as informações necessárias para responder os objetivos do estudo. Os resultados obtidos destacam a seriedade do Burnout e a necessidade de implementar medidas de suporte no ambiente de trabalho, promovendo a saúde mental dos colaboradores, aumentando a produtividade e satisfação no trabalho.
Abstract: The present work investigates the relationship between Burnout Syndrome in call center attendants in a hospital organization in the post-pandemic context. The Syndrome is characterized as a disease that affects workers, causing physical and mental exhaustion, subjecting them to situations of stress or frustration, resulting from chronic stress in the organizational environment. The research aims to understand Burnout Syndrome in telescheduling attendants, aiming to identify the incidence of cases, risk factors and consequences of Burnout Syndrome for organizations and individuals responsible for the workforce, in addition to proposing strategies to prevent and treat the syndrome, contributing to the promotion of mental health in the workplace. The study could be carried out through bibliographical research and a study carried out in a hospital organization in Goiânia, in the telescheduling sector, seeking through interviews and questionnaires to obtain the necessary information to answer the objectives of the study. The results obtained highlight the seriousness of burnout and the need to implement support measures in the workplace, promoting the mental health of employees, increasing productivity and job satisfaction.
Palavras-chave: Administração
Esgotamento emocional
Síndrome de Burnout
Pandemia
Teleagendamento
Atendente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7317
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCCII-BEATRIZ DE SOUZA SILVA - RAG.docx793,3 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador