PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7316
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing de relacionamento: como reter e fidelizar clientes
Autor(es): Gonçalves, Gabriela Teixeira
Primeiro Orientador: Corrêa, Avelino
metadata.dc.contributor.referee1: Pintaud, Marcos de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Celso Orlando
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral efetuar uma pesquisa bibliográfica e fazer um levantamento de dados a partir de uma pesquisa quantitativa no âmbito da universidade sobre Marketing de Relacionamento e de que maneira é possível reter e fidelizar o cliente em meio a um cenário de mercado disruptivo. O presente trabalho teve como objetivos específicos fazer um estudo com foco nos conceitos e definições de Marketing, Marketing de Relacionamento e objetivos, Satisfação do Cliente, CRM (Customer Relationship Management), Estratégias para reter e fidelizar o cliente e Pesquisa Quantitativa, buscando ampliar a visão a partir dos principais pontos que envolvem o processo de retenção e fidelização. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa quantitativa com 32 alunos do curso de Administração, na qual foram obtidos resultados satisfatórios comprovando a importância do marketing de relacionamento para as organizações.
Abstract: The general objective of this work is to carry out bibliographical research and collect data from quantitative research within the university on Relationship Marketing and how it is possible to retain and build customer loyalty in the midst of a disruptive market scenario. The specific objectives of this work are to carry out a study focusing on the concepts and definitions of Marketing, Relationship Marketing and objectives, Customer Satisfaction, CRM (Customer Relationship Management), Strategies to retain and build customer loyalty and Quantitative Research, seeking to expand the vision based on the main points involving the retention and loyalty process. In this work, quantitative research was carried out with Administration course students, in which satisfactory results were obtained, proving the importance of relationship marketing for organizations.
Palavras-chave: Marketing
Marketing de relacionamento
Satisfação do cliente
CRM
Estratégias para reter e fidelizar o cliente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7316
Data do documento: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC MARKETING DE RELACIONAMENTO - RAG.docx1,52 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador