PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A diplomacia corporativa e a responsabilidade social empresarial: o caso da Shell e o fantasma de Brent Spar
Autor(es): Campos, Débora Moura de Melo
Primeiro Orientador: Borges, Leandro Bernardes
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Angela Maria Aires
metadata.dc.contributor.referee2: Manzi, Rafael Henrique Dias
Resumo: A Diplomacia Corporativa operando como estratégia de gerenciamento de stakeholders e de Responsabilidade Social Corporativa foi possível através do fenômeno da globalização, entre o fim do século XX e início do século XXI. Nesse contexto, são observadas profundas mudanças estruturais, principalmente, no âmbito econômico no sistema internacional, com impactos na conduta dos Estados e da economia global. A partir da década de 1990, o sistema internacional se depara com atores não estatais se tornando cada vez mais relevantes e os Estados perdendo sua soberania. As empresas privadas atuam de forma significativa no que diz respeito ao desenhar do sistema capitalista internacional contemporâneo, e dessa forma, se deparam com desafios e demandas os quais os Estados, como entidades individuais, não estão aptos para lidar de forma isolada. Entende-se que a concepção tradicional da diplomacia trata do âmbito estatal. Atualmente, a Diplomacia Corporativa vem traçando seu caminho no sistema internacional sendo utilizada como instrumento de internacionalização de empresas, fornecendo-lhes maior grau de legitimidade e independência do meio estatal por meio do gerenciamento de relações com os chamados stakeholders, e da Responsabilidade Social Corporativa. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar como a Diplomacia Corporativa age como instrumento formulador de estratégias de gerenciamento das relações de empresas multinacionais e transnacionais com seus stakeholders e Responsabilidade Social Corporativa, a partir de análises bibliográficas, coleta de dados e estudo de caso da empresa Shell e a crise de Brent Spar. Entre os principais resultados observados tem-se a Diplomacia Corporativa atuando como instrumento potencializador das estratégias de internacionalização e de gerenciamento de stakeholders e de Responsabilidade Social Corporativa garantindo a sobrevivência de empresas multinacionais e transnacionais no sistema internacional.
Abstract: Corporate Diplomacy operating as stakeholder management and Corporate Social Responsibility strategies was made possible through the phenomenon of globalization, between the end of the 20th century and the beginning of the 21st century. In this context, profound structural changes are observed, mainly in the economic sphere in the international system, with impacts on the conduct of States and the global economy. Since the 1990s, the international system has faced non-state actors becoming increasingly relevant and states are losing their sovereignty. The private companies act in a significant way with regard to the design of the contemporary international capitalist system and, and thus, they face challenges and demands, which the States, as individual entities, are not able to deal with in isolation. It is understood that the traditional concept of diplomacy deals with the state level. Currently, Corporate Diplomacy has been tracing its path in the international system, being used as an instrument for the internationalization of companies, providing them with a greater degree of legitimacy and independence from the state through the management of relations with so-called stakeholders and Corporate Social Responsibility. The objective of this work, therefore, is to analyze how Corporate Diplomacy acts as an instrument for formulating strategies for managing the relations of multinational and transnational companies with their stakeholders and Corporate Social Responsibility based on bibliographic analysis, data collection and the case study of Shell and the Brent Spar crisis. Among the main results observed, there is Corporate Diplomacy acting as an instrument to potentialize internationalization and stakeholder management strategies and Corporate Social Responsibility, ensuring the survival of multinational and transnational companies in the international system.
Palavras-chave: Diplomacia corporativa
Empresas multinacionais
Transnacionais
Stakeholders
Corporate diplomacy
Multinational and transnational companies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/731
Data do documento: 3-Dez-2020
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