PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Débora Moura de Melo-
dc.date.accessioned2020-12-14T22:59:54Z-
dc.date.available2020-12-14T22:59:54Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/731-
dc.description.abstractCorporate Diplomacy operating as stakeholder management and Corporate Social Responsibility strategies was made possible through the phenomenon of globalization, between the end of the 20th century and the beginning of the 21st century. In this context, profound structural changes are observed, mainly in the economic sphere in the international system, with impacts on the conduct of States and the global economy. Since the 1990s, the international system has faced non-state actors becoming increasingly relevant and states are losing their sovereignty. The private companies act in a significant way with regard to the design of the contemporary international capitalist system and, and thus, they face challenges and demands, which the States, as individual entities, are not able to deal with in isolation. It is understood that the traditional concept of diplomacy deals with the state level. Currently, Corporate Diplomacy has been tracing its path in the international system, being used as an instrument for the internationalization of companies, providing them with a greater degree of legitimacy and independence from the state through the management of relations with so-called stakeholders and Corporate Social Responsibility. The objective of this work, therefore, is to analyze how Corporate Diplomacy acts as an instrument for formulating strategies for managing the relations of multinational and transnational companies with their stakeholders and Corporate Social Responsibility based on bibliographic analysis, data collection and the case study of Shell and the Brent Spar crisis. Among the main results observed, there is Corporate Diplomacy acting as an instrument to potentialize internationalization and stakeholder management strategies and Corporate Social Responsibility, ensuring the survival of multinational and transnational companies in the international system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiplomacia corporativapt_BR
dc.subjectEmpresas multinacionaispt_BR
dc.subjectTransnacionais-
dc.subjectStakeholders-
dc.subjectCorporate diplomacy-
dc.subjectMultinational and transnational companies-
dc.titleA diplomacia corporativa e a responsabilidade social empresarial: o caso da Shell e o fantasma de Brent Sparpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Leandro Bernardes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0758836572528846pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Angela Maria Aires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9851568240359764pt_BR
dc.contributor.referee2Manzi, Rafael Henrique Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1848595388403950pt_BR
dc.description.resumoA Diplomacia Corporativa operando como estratégia de gerenciamento de stakeholders e de Responsabilidade Social Corporativa foi possível através do fenômeno da globalização, entre o fim do século XX e início do século XXI. Nesse contexto, são observadas profundas mudanças estruturais, principalmente, no âmbito econômico no sistema internacional, com impactos na conduta dos Estados e da economia global. A partir da década de 1990, o sistema internacional se depara com atores não estatais se tornando cada vez mais relevantes e os Estados perdendo sua soberania. As empresas privadas atuam de forma significativa no que diz respeito ao desenhar do sistema capitalista internacional contemporâneo, e dessa forma, se deparam com desafios e demandas os quais os Estados, como entidades individuais, não estão aptos para lidar de forma isolada. Entende-se que a concepção tradicional da diplomacia trata do âmbito estatal. Atualmente, a Diplomacia Corporativa vem traçando seu caminho no sistema internacional sendo utilizada como instrumento de internacionalização de empresas, fornecendo-lhes maior grau de legitimidade e independência do meio estatal por meio do gerenciamento de relações com os chamados stakeholders, e da Responsabilidade Social Corporativa. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar como a Diplomacia Corporativa age como instrumento formulador de estratégias de gerenciamento das relações de empresas multinacionais e transnacionais com seus stakeholders e Responsabilidade Social Corporativa, a partir de análises bibliográficas, coleta de dados e estudo de caso da empresa Shell e a crise de Brent Spar. Entre os principais resultados observados tem-se a Diplomacia Corporativa atuando como instrumento potencializador das estratégias de internacionalização e de gerenciamento de stakeholders e de Responsabilidade Social Corporativa garantindo a sobrevivência de empresas multinacionais e transnacionais no sistema internacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionais-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA CAMPOS_DEBORA MOURA DE MELO.pdf941,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador