PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7299
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aplicação da tecnologia Blockchain na autenticidade de documentos
Autor(es): Souza, Gustavo Toledo
Primeiro Orientador: Souza, Adriana Silveira de
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Angélica da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Juliano Lopes de
Resumo: A autenticidade de documentos é crucial para o funcionamento eficaz e confiável de instituições em diversos setores, assegurando a integridade dos registros, validade jurídica e autoria, enquanto previne adulterações e falsificações. Esse atributo não apenas contribui para evitar fraudes, proteger direitos individuais e coletivos, mas também facilita a resolução de disputas judiciais. Ao garantir a integridade das transações e registros, a autenticidade fortalece a confiança nas instituições, promovendo relações comerciais e jurídicas mais sólidas e transparentes. No entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas formas de comunicação e armazenamento de dados, também surgiram inúmeros desafios relacionados à segurança e à garantia da autenticidade de documentos. A crescente demanda por soluções seguras e confiáveis no combate às fraudes documentais destaca a importância de abordagens robustas e eficazes. Nesse contexto, a tecnologia blockchain se destaca como uma alternativa promissora, permitindo o registro de informações de maneira imutável e permanente. A blockchain é um registro distribuído, transparente e imutável, que oferece benefícios significativos no que diz respeito à segurança e confiabilidade das informações registradas. Ao utilizar a blockchain para o registro de documentos, é possível garantir a integridade e autenticidade das informações, proporcionando uma camada adicional de segurança e confiança. Após a blockchain foi introduzido uma tecnologia capaz de executar programas de forma descentralizada, os contratos inteligentes. Os contratos inteligentes permitem que desenvolvedores criem códigos auditáveis e imutáveis que são executados na blockchain. O objetivo deste trabalho é apresentar uma solução baseada em blockchain para o registro e garantia de autenticidade de documentos. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um contrato inteligente escrito em Solidity, uma linguagem de programação específica para a plataforma blockchain Ethereum. Esse contrato inteligente possibilita o registro seguro de documentos na blockchain, estabelecendo um histórico confiável e imutável de todas as transações. Além disso, para viabilizar a interação com o contrato inteligente e oferecer uma interface amigável aos usuários, uma aplicação web foi desenvolvida. Essa aplicação web permite a comunicação direta com o contrato inteligente, simplificando o processo de registro de documentos e garantindo a transparência das informações.
Palavras-chave: Blockchain
Contratos inteligentes
Autenticidade de documentos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7299
Data do documento: 10-Fev-2024
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCCGUSTAVO TOLEDO DE SOUZA.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador