PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7292
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre a equação geral das cônicas
Autor(es): Pacheco, Guilherme Tavares
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Resumo: O presente trabalho tem como tema a equação geral das cônicas e justifica-se como um texto voltado a fornecer insights importantes a professores que irão ensinar acerca desse tema e também para outros interessados, é feita uma abordagem das tecnologias como aliada ao processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral é discutir todos os casos da equação geral das cônicas, tais como, Elipse, Hipérbole, Parábola e alguns casos particulares. Os objetivos específicos incluem uma proposta de ensino baseada na Teoria Histórico-cultural de Vygostky e na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov, utilizando o software GeoGebra como uma ferramenta tecnológica que auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente é uma pesquisa teórica exploratória embasada por pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa. O texto se constituí em uma contextualização histórica, capítulos específicos para tratar de cada caso com demonstrações e exemplos, um capítulo apresentando o GeoGebra e algumas de suas funcionalidades e por fim um proposta de ensino das cônicas. Os resultados demonstram a apropriação teórica metodológica das teorias abordadas. Conclui-se a partir desse estudo que o conhecimento específico deve ser alinhado às didádicas e metodologias de ensino. O texto encerra-se com a indicação dos procedimentos para ensino das cônicas e organização do plano de ensino.
Abstract: The present work has as its theme the general equation of conics and is justified as a text aimed at providing important insights for teachers who will teach about this topic and also for other interested parties, an approach to technologies is taken as combined with the teaching-learning process . The general objective is to discuss all cases of the general equation of conics, such as Ellipse, Hyperbola, Parabola and some particular cases. The specific objectives include a teaching proposal based on Vygostky Historical-Cultural Theory and Davydov Theory of Developmental Teaching, using the GeoGebra software as a technological tool that assists in the teaching-learning process. Methodologically it is an exploratory theoretical research based on bibliographical and qualitative research. The text consists of a historical contextualization, specific chapters to deal with each case with demonstrations and examples, a chapter presenting GeoGebra and some of its features and finally a proposal for teaching conics. The results demonstrate the theoretical and methodological appropriation of the theories covered. It is concluded from this study that specific knowledge must be aligned with didactic and teaching methodologies. The text ends with an indication of the procedures for teaching conics and organization of the teaching plan. .
Palavras-chave: Cônicas
GeoGebra
Teoria histórico-cultural
Ensino desenvolvimental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7292
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC-Guilherme.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador