PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7291
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações conceituais funções no ensino aprendizagem da matemática
Autor(es): Pessoa, Maria Eduarda Da Silva
Primeiro Orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Resumo: O presente trabalho científico direciona seu foco à investigação das relações conceituais essenciais no âmbito do ensino-aprendizagem da matemática, colocando ênfase inicial na inter-relação entre a função de primeiro grau, a progressão aritmética e a fórmula de juros simples. É possível através dos conceitos de funções modelar outros conceitos mais aprofundamos tais como progressões e fórmulas de juros? Ao adentrar nos fundamentos individuais desses conceitos e, subsequentemente, analisar sua interconexão, o estudo destaca a imperatividade de uma compreensão aprofundada da função de primeiro grau e de sua relação intrínseca com a progressão aritmética e os juros simples. A pesquisa se estende para incluir uma análise detalhada da função exponencial, progressão geométrica e fórmula de juros compostos, revelando as complexas inter-relações entre esses elementos. Ao examinar os vínculos entre esses conceitos matemáticos, o artigo procura fornecer insights significativos para aprimorar as estratégias de ensino, visando promover uma compreensão mais abrangente e integrada desses componentes fundamentais.
Abstract: This scientific article directs its focus to the thorough investigation of the essential conceptual relationships within the teaching-learning of mathematics, placing initial emphasis on the interrelationship between the first-degree function, the arithmetic progression, and the simple interest formula. By delving into the individual foundations of these concepts and, subsequently, analyzing their interconnection, the study highlights the imperative of an in-depth understanding of the first-degree function and its intrinsic relationship with arithmetic progression and simple interest. Additionally, the research extends to include a detailed analysis of the exponential function, geometric progression, and compound interest formula, revealing the complex interrelationships between these elements. By thoroughly examining the links between these mathematical concepts, the article seeks to provide meaningful insights to enhance teaching strategies to promote a more comprehensive and integrated understanding of these fundamental components.
Palavras-chave: Função de primeiro grau
Juros simples
Função exponencial
Progressão geométrica
Juros compostos
Proporcionalidade
Relação entre conceitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7291
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda da Silva Pessoa - revisão.docx686,21 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador