Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7291
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relações conceituais funções no ensino aprendizagem da matemática |
Autor(es): | Pessoa, Maria Eduarda Da Silva |
Primeiro Orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Resumo: | O presente trabalho científico direciona seu foco à investigação das relações conceituais essenciais no âmbito do ensino-aprendizagem da matemática, colocando ênfase inicial na inter-relação entre a função de primeiro grau, a progressão aritmética e a fórmula de juros simples. É possível através dos conceitos de funções modelar outros conceitos mais aprofundamos tais como progressões e fórmulas de juros? Ao adentrar nos fundamentos individuais desses conceitos e, subsequentemente, analisar sua interconexão, o estudo destaca a imperatividade de uma compreensão aprofundada da função de primeiro grau e de sua relação intrínseca com a progressão aritmética e os juros simples. A pesquisa se estende para incluir uma análise detalhada da função exponencial, progressão geométrica e fórmula de juros compostos, revelando as complexas inter-relações entre esses elementos. Ao examinar os vínculos entre esses conceitos matemáticos, o artigo procura fornecer insights significativos para aprimorar as estratégias de ensino, visando promover uma compreensão mais abrangente e integrada desses componentes fundamentais. |
Abstract: | This scientific article directs its focus to the thorough investigation of the essential conceptual relationships within the teaching-learning of mathematics, placing initial emphasis on the interrelationship between the first-degree function, the arithmetic progression, and the simple interest formula. By delving into the individual foundations of these concepts and, subsequently, analyzing their interconnection, the study highlights the imperative of an in-depth understanding of the first-degree function and its intrinsic relationship with arithmetic progression and simple interest. Additionally, the research extends to include a detailed analysis of the exponential function, geometric progression, and compound interest formula, revealing the complex interrelationships between these elements. By thoroughly examining the links between these mathematical concepts, the article seeks to provide meaningful insights to enhance teaching strategies to promote a more comprehensive and integrated understanding of these fundamental components. |
Palavras-chave: | Função de primeiro grau Juros simples Função exponencial Progressão geométrica Juros compostos Proporcionalidade Relação entre conceitos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7291 |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC - Maria Eduarda da Silva Pessoa - revisão.docx | 686,21 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador