PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Letras - Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7290
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O discurso irônico no gênero textual charge: desenvolvendo competências linguísticas na educação básica
Autor(es): Gomes, Raimundo Dias
Primeiro Orientador: Amorim, Helen Suely Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Helen Suely Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Isaac, Rosane Maria
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso irônico no gênero textual charge, destacando suas características comunicativas, e ressaltando a importância do estudo desse gênero na educação básica. Dessa maneira, o discurso irônico na charge desempenha um papel importante no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, oferecendo um campo de estudo rico e relevante. A monografia está estruturada em três capítulos, abordando conceitos de discurso, gênero, ironia, também, características do gênero charge, história, bem como, a importância desse conteúdo na educação básica. O método utilizado foi bibliográfico e analítico, pois veremos como a teoria se aplica nas charges. Sendo assim, trabalhar o discurso irônico na charge é fundamental para a linguística textual, pois permite compreender os mecanismos linguísticos utilizados, analisar o contexto de comunicação e desvendar as mensagens e críticas subjacentes. O estudo da ironia na charge contribui para o desenvolvimento da competência linguística de leitura e interpretação de texto, como para a compreensão mais ampla da linguagem como forma de expressão cultural e social.
Abstract: This paper aims to analyze the ironic discourse in the genre Charge, highlighting its communicative characteristics, and emphasizing the importance of the study of this genre in basic education. In this way, the ironic discourse in Charge plays an important role in the teaching of Portuguese Language in Basic Education, offering a rich and relevant field of study. The monograph is structured in three chapters, addressing concepts of discourse, gender, irony, also, characteristics of the genre Charge, history, as well as the importance of this content in basic education. The method used was bibliographical and analytical, because we will see how the theory applies in the cartoons. Thus, working the ironic discourse in Charge is fundamental for textual linguistics, as it allows understanding the linguistic mechanisms used, analyzing the context of communication and unveiling the underlying messages and criticisms. The study of irony at Charge contributes to the development of linguistic competence of reading and interpreting text, as to the broader understanding of language as a form of cultural and social expression.
Palavras-chave: Ironia
Irony
Discurso
Gênero textual
Charge
Língua portuguesa
Discourse
Textual genre
Charge
Portuguese language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7290
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Letras - Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RAIMUNDO MONOGRAFIA- 2023-2 .pdf557,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador