Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7290
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O discurso irônico no gênero textual charge: desenvolvendo competências linguísticas na educação básica |
Autor(es): | Gomes, Raimundo Dias |
Primeiro Orientador: | Amorim, Helen Suely Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amorim, Helen Suely Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Isaac, Rosane Maria |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso irônico no gênero textual charge, destacando suas características comunicativas, e ressaltando a importância do estudo desse gênero na educação básica. Dessa maneira, o discurso irônico na charge desempenha um papel importante no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, oferecendo um campo de estudo rico e relevante. A monografia está estruturada em três capítulos, abordando conceitos de discurso, gênero, ironia, também, características do gênero charge, história, bem como, a importância desse conteúdo na educação básica. O método utilizado foi bibliográfico e analítico, pois veremos como a teoria se aplica nas charges. Sendo assim, trabalhar o discurso irônico na charge é fundamental para a linguística textual, pois permite compreender os mecanismos linguísticos utilizados, analisar o contexto de comunicação e desvendar as mensagens e críticas subjacentes. O estudo da ironia na charge contribui para o desenvolvimento da competência linguística de leitura e interpretação de texto, como para a compreensão mais ampla da linguagem como forma de expressão cultural e social. |
Abstract: | This paper aims to analyze the ironic discourse in the genre Charge, highlighting its communicative characteristics, and emphasizing the importance of the study of this genre in basic education. In this way, the ironic discourse in Charge plays an important role in the teaching of Portuguese Language in Basic Education, offering a rich and relevant field of study. The monograph is structured in three chapters, addressing concepts of discourse, gender, irony, also, characteristics of the genre Charge, history, as well as the importance of this content in basic education. The method used was bibliographical and analytical, because we will see how the theory applies in the cartoons. Thus, working the ironic discourse in Charge is fundamental for textual linguistics, as it allows understanding the linguistic mechanisms used, analyzing the context of communication and unveiling the underlying messages and criticisms. The study of irony at Charge contributes to the development of linguistic competence of reading and interpreting text, as to the broader understanding of language as a form of cultural and social expression. |
Palavras-chave: | Ironia Irony Discurso Gênero textual Charge Língua portuguesa Discourse Textual genre Charge Portuguese language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7290 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Letras - Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RAIMUNDO MONOGRAFIA- 2023-2 .pdf | 557,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador