Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/726
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Revisão integrativa sobre o uso de metodologias ativas em aulas de biologia no ensino médio |
Autor(es): | Silva, Kamila Castelo Branco da |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Orcantina Ione Teles |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lemos, José Wellington Gomes da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lins, Ana Maria da Silva Curado |
Resumo: | Metodologias ativas são métodos de ensino que tem como objetivo a aprendizagem ativa do aluno, integralizando o aluno como protagonista no processo de ensinoaprendizagem, promovendo o aprendizado significativo. Este trabalho de monografia é uma revisão integrativa com base em 11 artigos científicos sobre metodologias ativas aplicadas em aulas de biologia no ensino médio, abordando quais são as metodologias ativas e estratégias utilizadas durante as aulas. Foi realizado a análise dos artigos sobre as metodologias aplicadas, a fim de verificar quais são os benefícios e desafios encontrados e a eficiência de tais metodologias em relação as metodologias tradicionais. Com base nos resultados as metodologias ativas se mostram muito eficientes e com muitos benefícios, diminuindo lacunas do conhecimento, com impactos positivos sociais, emocionais e cognitivos é possível aplicar metodologias ativas com recursos simples, desde que o professor saiba planejar bem as aulas, mediando a aprendizagem do aluno e oportunizando a totalidade participativa, os métodos avaliativos a serem utilizados tem muita influência, pois a partir deles em que se extrai os resultados, com isso é relevante avaliar captando todo o desenvolvimento dos alunos usufruindo de outros meios além da prova escrita. É possível identificar alguns desafios a serem superados para a aplicação de tais estratégias e metodologias, diante disso o professor deve analisar bem como e quais recursos utilizar. |
Abstract: | Active methodologies are teaching methods that promote active student learning, integrating the student as a protagonist in the teaching-learning process, promoting significant learning. This monograph work is an integrative review based on 11 scientific articles about active methodologies and strategies use during classes. The articles analyzed on the methodologies applied to be check which are the benefits, challenges and efficiency found, of such methodologies relates to traditional methodologies. Based on the results the methodologies active are efficient very much, with many benefits, reducing gaps of knowledge, with positive social, emotional and cognitive impacts, it is possible to apply active methodologies with simple resources, however the teacher needs to plan very well, mediating student learning and giving opportunity to participatory totality, the evaluation methods to be used is very influential, because it is them that the results are extracted, with that it is relevant to evaluate capturing all the development of the students taking advantage of other means besides the written test. It is possible to identify some challenges to be overcome for the application of such strategies and methodologies, in view of this, the teacher must analyze how and what resources to use. |
Palavras-chave: | Biologia Active methodologies Ensino médio Estratégias de ensino Metodologias ativas Biology High school Teaching strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Agrárias e Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/726 |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERSÃO FINAL TCC, REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.pdf | 385,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador