PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kamila Castelo Branco da-
dc.date.accessioned2020-12-14T22:08:53Z-
dc.date.available2020-12-14T22:08:53Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/726-
dc.description.abstractActive methodologies are teaching methods that promote active student learning, integrating the student as a protagonist in the teaching-learning process, promoting significant learning. This monograph work is an integrative review based on 11 scientific articles about active methodologies and strategies use during classes. The articles analyzed on the methodologies applied to be check which are the benefits, challenges and efficiency found, of such methodologies relates to traditional methodologies. Based on the results the methodologies active are efficient very much, with many benefits, reducing gaps of knowledge, with positive social, emotional and cognitive impacts, it is possible to apply active methodologies with simple resources, however the teacher needs to plan very well, mediating student learning and giving opportunity to participatory totality, the evaluation methods to be used is very influential, because it is them that the results are extracted, with that it is relevant to evaluate capturing all the development of the students taking advantage of other means besides the written test. It is possible to identify some challenges to be overcome for the application of such strategies and methodologies, in view of this, the teacher must analyze how and what resources to use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectBiology-
dc.subjectHigh school-
dc.subjectTeaching strategies-
dc.titleRevisão integrativa sobre o uso de metodologias ativas em aulas de biologia no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Orcantina Ione Teles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833413178423890pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, José Wellington Gomes da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647954617871989pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Ana Maria da Silva Curado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223289001247603pt_BR
dc.description.resumoMetodologias ativas são métodos de ensino que tem como objetivo a aprendizagem ativa do aluno, integralizando o aluno como protagonista no processo de ensinoaprendizagem, promovendo o aprendizado significativo. Este trabalho de monografia é uma revisão integrativa com base em 11 artigos científicos sobre metodologias ativas aplicadas em aulas de biologia no ensino médio, abordando quais são as metodologias ativas e estratégias utilizadas durante as aulas. Foi realizado a análise dos artigos sobre as metodologias aplicadas, a fim de verificar quais são os benefícios e desafios encontrados e a eficiência de tais metodologias em relação as metodologias tradicionais. Com base nos resultados as metodologias ativas se mostram muito eficientes e com muitos benefícios, diminuindo lacunas do conhecimento, com impactos positivos sociais, emocionais e cognitivos é possível aplicar metodologias ativas com recursos simples, desde que o professor saiba planejar bem as aulas, mediando a aprendizagem do aluno e oportunizando a totalidade participativa, os métodos avaliativos a serem utilizados tem muita influência, pois a partir deles em que se extrai os resultados, com isso é relevante avaliar captando todo o desenvolvimento dos alunos usufruindo de outros meios além da prova escrita. É possível identificar alguns desafios a serem superados para a aplicação de tais estratégias e metodologias, diante disso o professor deve analisar bem como e quais recursos utilizar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9484409298789443pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas - Licenciatura-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL TCC, REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.pdf385,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador