PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/723
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito da acupuntura na dor de indivíduos com fibromialgia: revisão integrativa
Autor(es): Silva, Ana Sara de Sousa
Primeiro Orientador: Dias, Alex Carrer Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Inumaru, Suely Maria Satoko Moriya
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Patrícia Cândida de Matos Lima
Resumo: Introdução: A Fibromialgia é uma síndrome não inflamatória que afeta principalmente o sistema musculoesquelético, caracterizada por manifestações de dor crônica, generalizada e difusa que abrange como tratamento alternativo a utilização da acupuntura. Objetivo: Verificar o efeito da acupuntura no tratamento da dor de indivíduos com fibromialgia. Métodos: estudo qualitativo do tipo revisão integrativa da literatura, para a coleta de dados foram utilizadas as bases LILACS, SciELO, PubMED e PEDro. Incialmente foram encontrados, 328 artigos, desses, 10 abordavam aspectos relacionados ao efeito da acupuntura na dor de indivíduos com fibromialgia de acordo com os critérios de inclusão. Resultados: Apresenta redução significativa na melhora da dor em 90% dos artigos incluídos no presente estudo. Destaca-se que a utilização da acupuntura em tender points apresentou maior eficácia na redução da dor nos indivíduos quando comparado ao método da medicina tradicional chinesa. Conclusão: A acupuntura tem efeitos benéficos na melhora da dor de indivíduos fibromiálgicos. Verificou-se também que o método de aplicação nos tender points obteve melhor resultado no controle da dor quando comparado com o método da MTC, e que quando utilizada com mais frequência e por um período maior, têm-se resultados mais duradouros no controle álgico destes indivíduos.
Palavras-chave: Analgesia por acupuntura
Dor
Fibromialgia
Terapia por acupuntura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/723
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Sara.pdf815,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador