PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Flora - Centro de Arteterapia para pessoas com TEA - Goiânia - GO
Autor(es): Oliveira, Beatriz De
Primeiro Orientador: Resende, Sandra Catharinne Pantaleão
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Marcelo Granato de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Enio Nery
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rangel Henrique Brandão
Resumo: Nossa sociedade é constituída por pessoas diversas e diferentes entre si. Esse é um aspecto da própria natureza humana e abrange seus mais diversos aspectos e cada pessoa apresenta suas particularidades e seu jeito de ser e lidar com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. O desenvolvimento da psicologia e um olhar para as diferenças em predileção à visão do homem universal foi repercutindo no reconhecimento de neuroatipicidades, revelando comportamentos distintos daqueles tidos como padrão. O Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma característica de pessoas neuroatípicas que apresentam transtorno em seu desenvolvimento socioemocional o que pode acarretar prejuízos em sua socialização, desenvolvimento cognitivo ou dificuldades de aprendizado e externalização de suas emoções. São diversos graus que caracterizam o TEA dispensando um plano terapêutico específico. Por muito tempo, essas pessoas passaram despercebidas na sociedade e, portanto, com poucos estudos ou espaços preparados para atender às suas necessidades. Dentre elas, considera-se importante a integração e trabalho conjunto entre o tratamento na área da saúde e terapias integrativas que possibilitem estímulos a suas habilidades, principalmente relacionadas às artes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta a proposta projetual de um Centro de Arteterapia voltado a pessoas com TEA, considerando os diferentes graus de autismo visando oferecer um espaço acolhedor e dotado de estímulos sensoriais para que o pleno desenvolvimento desses indivíduos seja garantido conforme as recentes leis voltadas às pessoas diversas. Para o desenvolvimento do trabalho, considerou-se as discussões sobre sociedade inclusiva e equitativa conforme as políticas afirmativas, a importância do tratamento sistêmico englobando a arteterapia, caracterização do usuário, seguido pela análise do lugar, das referências projetuais e dos conceitos norteadores da proposta, resultando num espaço acolhedor, integrado ao seu meio, com amplos espaços abertos e possibilidades de integração plena da sociedade.
Palavras-chave: Autismo
Arteterapia
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CADERNO.BEATRIZ.pdf23,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador