PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7114
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da tecnologia digital na educação presencial na escola metropolitano
Título(s) alternativo(s): The use of digital technology in presential education at metropolitano school
Autor(es): Santos, Sabrina Natielen Pereira
Primeiro Orientador: Rosa, Celso Orlando
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Gisely Jorge
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Wanessa Pazini
Resumo: O Instituto Colégio Metropolitano LTDA, ao incorporar ferramentas como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams e o sistema SAE Digital, reflete a tendência de adoção de tecnologia na educação presencial. Sendo assim, o estudo teve como objetivo investigar como a comunidade acadêmica da Escola Metropolitano se adaptou às tecnologias digitais implantadas na instituição, no qual, foi conduzido por meio de uma abordagem exploratória, utilizando análise quantitativa através de dados secundários. A escola, fundamentada na metodologia construtivista de Paulo Freire, destaca-se por um currículo diversificado, incluindo disciplinas como artes, educação física, robótica, xadrez, música e idiomas. Sua infraestrutura bem equipada e constante busca por melhorias reforçam o compromisso com o conforto e segurança dos alunos. No entanto, o desafio está na integração eficaz desses recursos, evitando que a tecnologia se torne uma barreira ao conhecimento. Além disso, a escola reflete sobre o uso dessas ferramentas digitais, buscando um equilíbrio para que a tecnologia seja uma aliada na inovação educacional. Portanto, o estudo destaca como a tecnologia digital enriquece a experiência educacional na Escola Metropolitano e como o colégio lidando com essas ferramentas.
Abstract: Instituto Colégio Metropolitano LTDA, by incorporating tools such as Zoom, Google Meet, Microsoft Teams and the SAE Digital system, reflects the trend of adopting technology in face-to-face education. Therefore, the study aimed to investigate how the academic community at Escola Metropolitano adapts to the digital technologies implemented in the institution, which was conducted through an exploratory approach, using quantitative analysis through secondary data. The school, based on Paulo Freire's constructivist methodology, stands out for its diverse curriculum, including subjects such as arts, physical education, robotics, chess, music and languages. Its well-equipped infrastructure and constant search for improvements reinforce its commitment to student comfort and safety. However, the challenge is the effective integration of these resources, preventing technology from becoming a barrier to knowledge. Furthermore, the school reflects on the use of these digital tools, seeking a balance so that technology is an ally in educational innovation. Therefore, the study highlights how digital technology enriches the educational experience at Escola Metropolitano and how the school deals with these tools.
Palavras-chave: Ferramentas digitais
Digital tools
Comunidade acadêmica
Educação
Tecnologia digital
Academic community
Education
Digital technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7114
Data do documento: 7-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 FINAL - SABRINA-16-12.pdf341,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador