Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7026
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Rastreio de queixas e possíveis alterações cognitivas em estudantes universitários pós-Covid-19. |
Título(s) alternativo(s): | Rastreio de queixas e possíveis alterações cognitivas em estudantes universitários pós-Covid-19. |
Autor(es): | Batista, Maria Gabriela Lemes Andrade, Raphaella Abreu Nunes De |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Christina Guedes de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marques, Eliana Souza da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ramos, Silvia Maria |
Resumo: | Introdução: A cognição é um conjunto de habilidades fundamentais para a compreensão da aprendizagem e do pensamento e faz parte de praticamente todas as ações executadas pelo ser humano. Relatos crescentes têm se destacado como sequelas neurológicas e cognitivas em indivíduos recuperados da COVID-19. Torna-se importante averiguar a presença de queixas cognitivas após a doença. Objetivo: Rastrear eventuais queixas e alterações cognitivas em estudantes universitários no pós-COVID-19. Método: Estudo transversal quantitativo com acadêmicos do curso de Fonoaudiologia. Foram utilizados o questionário sociodemográfico e o teste de rastreio cognitivo Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Resultados: Houve pontuação média baixa nos domínios lembrança, atenção e cálculo do MEEM. Uma pessoa que teve COVID-19 teve 4,7 vezes mais chances de ter pontuação abaixo de 29 no teste. Conclusão: Esse estudo sugere que os estudantes podem enfrentar dificuldades no desempenho cognitivo, especialmente nos aspectos relacionados à memória, atenção e habilidades de cálculo pós COVID-19. Estes domínios requerem uma avaliação mais detalhada devido à possível ocorrência de desafios nesses aspectos entre os estudantes. |
Abstract: | Introduction: Cognition is a set of fundamental skills for understanding learning and thinking, and it is part of virtually every action performed by human beings. Increasing reports have highlighted neurological and cognitive sequelae in individuals recovered from COVID-19. It becomes important to investigate the presence of cognitive complaints following the illness. Objective: To track potential complaints and cognitive changes in college students post-COVID-19. Method: Quantitative cross-sectional study involving Speech Therapy undergraduate students. A sociodemographic questionnaire and the Mini-Mental State Examination (MMSE) cognitive screening test were employed Results: The average scores were low in the memory, attention, and calculation domains of the MMSE. A person who had COVID-19 was 4.7 times more likely to score below 29 on the test.Conclusion: This study suggests that students may face difficulties in cognitive performance, particularly in aspects related to memory, attention, and post-COVID-19 calculation skills. These domains require a more detailed assessment due to the potential occurrence of challenges in these aspects among students. |
Palavras-chave: | Covid-19 Cognição Disfunção cognitiva Testes de estado mental e demência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7026 |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RASTREIO DE QUEIXAS E POSSÍVEIS ALTERAÇÕES COGNITIVAS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PÓS-COVID-19. .pdf | 365,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador