PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Maria Gabriela Lemespt_BR
dc.creatorAndrade, Raphaella Abreu Nunes Dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T22:23:14Z-
dc.date.available2023-12-19T22:23:14Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7026-
dc.description.abstractIntroduction: Cognition is a set of fundamental skills for understanding learning and thinking, and it is part of virtually every action performed by human beings. Increasing reports have highlighted neurological and cognitive sequelae in individuals recovered from COVID-19. It becomes important to investigate the presence of cognitive complaints following the illness. Objective: To track potential complaints and cognitive changes in college students post-COVID-19. Method: Quantitative cross-sectional study involving Speech Therapy undergraduate students. A sociodemographic questionnaire and the Mini-Mental State Examination (MMSE) cognitive screening test were employed Results: The average scores were low in the memory, attention, and calculation domains of the MMSE. A person who had COVID-19 was 4.7 times more likely to score below 29 on the test.Conclusion: This study suggests that students may face difficulties in cognitive performance, particularly in aspects related to memory, attention, and post-COVID-19 calculation skills. These domains require a more detailed assessment due to the potential occurrence of challenges in these aspects among students.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDisfunção cognitivapt_BR
dc.subjectTestes de estado mental e demênciapt_BR
dc.titleRastreio de queixas e possíveis alterações cognitivas em estudantes universitários pós-Covid-19.pt_BR
dc.title.alternativeRastreio de queixas e possíveis alterações cognitivas em estudantes universitários pós-Covid-19.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Christina Guedes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719389493839062pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eliana Souza da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Silvia Mariapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1405592942813605pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A cognição é um conjunto de habilidades fundamentais para a compreensão da aprendizagem e do pensamento e faz parte de praticamente todas as ações executadas pelo ser humano. Relatos crescentes têm se destacado como sequelas neurológicas e cognitivas em indivíduos recuperados da COVID-19. Torna-se importante averiguar a presença de queixas cognitivas após a doença. Objetivo: Rastrear eventuais queixas e alterações cognitivas em estudantes universitários no pós-COVID-19. Método: Estudo transversal quantitativo com acadêmicos do curso de Fonoaudiologia. Foram utilizados o questionário sociodemográfico e o teste de rastreio cognitivo Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Resultados: Houve pontuação média baixa nos domínios lembrança, atenção e cálculo do MEEM. Uma pessoa que teve COVID-19 teve 4,7 vezes mais chances de ter pontuação abaixo de 29 no teste. Conclusão: Esse estudo sugere que os estudantes podem enfrentar dificuldades no desempenho cognitivo, especialmente nos aspectos relacionados à memória, atenção e habilidades de cálculo pós COVID-19. Estes domínios requerem uma avaliação mais detalhada devido à possível ocorrência de desafios nesses aspectos entre os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6493831434205024pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0104825857708467pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador