PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7019
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alienação parental e suas consequências
Autor(es): Pereira, Anna Maria Barcelos Gontijo
Primeiro Orientador: Calaça, Gabriela Pugliesi Furtado
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Roberto
Resumo: alienação parental é um fenômeno complexo que tem suscitado crescente preocupação nos âmbitos psicológico e jurídico, dada sua incidência nas relações familiares contemporâneas. Trata-se da manipulação psicológica de uma criança por um dos genitores, com o intuito de afastá-la do outro genitor. Suas implicações são sérias, impactando negativamente a saúde mental e emocional dos jovens, afetando seu desenvolvimento, relacionamentos e autoestima. As consequências psicológicas incluem ansiedade, depressão, baixa autoestima, confusão de identidade e dificuldades acadêmicas e comportamentais. Estudos demonstram que a manipulação e exposição a conflitos intensos podem causar traumas duradouros. É crucial adotar medidas para proteger contra a alienação parental, incluindo a capacitação de profissionais, como juízes, advogados, psicólogos e assistentes sociais, para identificar sinais precoces e agir adequadamente. O Judiciário deve realizar avaliações psicológicas e, ao identificar a alienação, aplicar medidas para restabelecer o contato com o genitor alienado, como multas, advertências ou modificações na guarda. O combate à alienação parental exige uma abordagem multidisciplinar, considerando o impacto psicológico nas crianças. As intervenções devem variar de acordo com a gravidade do caso, sempre priorizando o interesse superior da criança. A Lei nº 12.318/2010 no Brasil enfatiza esse princípio, mas desafios persistem, incluindo a necessidade de capacitação dos profissionais e a conscientização sobre o tema. A colaboração entre os setores jurídico, psicológico e assistencial é fundamental para garantir um ambiente familiar saudável para as crianças. Essa pesquisa analisou bibliografia especializada, possibilitando a compreensão das complexidades da alienação parental, suas consequências e estratégias para prevenção e reparação judicial.
Palavras-chave: Alienação parental
Guarda compartilhada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7019
Data do documento: 29-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ALIENAÇÃO PARENTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS.pdf896,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador