PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7011
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O poder da transparência: como as câmeras em coletes de policiais podem ajudar na redução da violência
Autor(es): Dantas, Wendell Bruno Tacarambi
Primeiro Orientador: Borges, Fernanda da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro Junior, Euripedes Clementino
Resumo: Este artigo científico apresentou uma análise sobre o uso de câmeras corporais e sistemas de vigilância por parte das forças policiais e seu impacto na letalidade policial no Brasil. A segurança pública é um aspecto fundamental para a estabilidade e o desenvolvimento social, contudo, equilibrá-la com o respeito aos direitos humanos representa um desafio complexo. A tecnologia emerge como uma aliada importante nesse contexto, buscando promover uma atuação policial transparente, responsável e eficaz. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica que contemplou análises de artigos científicos em periódicos especializados, relatórios de organizações de direitos humanos, teses acadêmicas e documentos governamentais e dados secundários. A análise dessas fontes proporcionou uma compreensão sobre a relação entre a implementação de câmeras corporais por policiais, a segurança pública e o respeito aos direitos humanos. A letalidade policial é um problema crítico no Brasil, evidenciado pela alarmante taxa de mortes por intervenção policial. A presença de câmeras corporais pode representar uma ferramenta transformadora para enfrentar essa questão, ao possibilitar uma visão mais precisa das circunstâncias em que a força é utilizada. Isso propicia uma análise criteriosa das práticas dos policiais, identificando comportamentos inadequados e fomentando a implementação de treinamentos e mudanças institucionais necessárias para mitigar a letalidade e promover a segurança de todos os envolvidos. Por fim, observou-se a importância da implementação responsável e eficaz das câmeras corporais por parte das forças policiais brasileiras como uma estratégia para garantir a segurança pública sem comprometer os direitos fundamentais da população, contribuindo para um ambiente de confiança mútua e prestação de contas no contexto da segurança pública no país.
Palavras-chave: Segurança pública
Câmeras corporais
Letalidade policial
Direitos humanos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7011
Data do documento: 18-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
WENDELL BRUNO TACARAMBI DANTAS - TCC.pdf508,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador