PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão de crianças autistas no contexto escolar da educação infantil
Autor(es): Costa, Clarice Medeiros
Primeiro Orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mardônio Pereira da
Resumo: A monografia II constitui-se em uma das disciplinas do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Objetivou-se com este trabalho, a realização de uma revisão de caráter bibliográfico acerca da inclusão de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sistema de educação básica, na primeira etapa: a educação infantil. Nosso problema: como deve ser realizado o processo de inclusão de crianças do espectro autistas (TEA) na educação infantil, dado a importância da inclusão escolar para o desenvolvimento psicológico, físico e comportamental? O objetivo geral deste trabalho, é realizar uma análise teórica reflexiva, de como deve ser realizado o processo da inclusão de crianças do espectro autistas (TEA) na educação infantil, bem como a importância da inclusão escolar para o desenvolvimento psicológico, físico e comportamental da criança portadora do TEA. Dos objetivos específicos temos como base: 1- compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características e comportamentos que levam a sua identificação por meio da literatura e estudo bibliográfico; 2- relacionar com base teórica a inclusão de crianças autistas na educação infantil e sua importância para o desenvolvimento cognitivo, físico e mental via as práticas pedagógicas docentes que tornem a inclusão um processo que de fato se efetiva no âmbito do ensino e aprendizagem do sujeito. A dialética enquanto perspectiva nos possibilita fundamentação teórica reconhecer as contradições do processo de inclusão enquanto direito das crianças autistas a educação infantil e sua importância para o desenvolvimento cognitivo, físico e mental via as práticas pedagógicas docentes, como também a necessidade de investimentos financeiros que não tem sido realizados para a formação de professores, condições de trabalho, salário e instalações específicas para a inclusão efetiva no âmbito do ensino e aprendizagem desses sujeitos históricos. Para essa temática, foi desenvolvido dois capítulos. O primeiro capítulo aborda a historicidade do autismo, de como o transtorno se consolidou através dos estudos do médico psiquiatra Leo Kanner, bem como a possibilidade de identificação da criança autista, através das características que apresentam. Delimitou-se o estudo do espectro autista no contexto social do Brasil, relacionando com as políticas públicas de educação para todos, educação esta que tem como dever ser inclusiva. Para fins de contextualização acerca da educação infantil, retratamos a historicidade da qual, as necessidades que as famílias enfrentavam de ter um local para deixar os filhos com o advento do trabalho. Com este advento, e as necessidades das mães em trabalhar, surge as creches, que podem se definir como os primeiros locais que foram exercidos a educação infantil. No segundo capítulo, evidenciou como é realizado a inclusão da criança autista na educação infantil, como os desafios que os professores enfrentam para a verdadeira inclusão de fato consolidada, as práticas pedagógicas que devem adotar para o binômio cuidar-educar das crianças atípicas. Destacou a importância da profissional Atendente Terapêutica (AT), para colaborar com os aspectos educacionais juntamente com a professora, servindo de apoio. Conclui assim, que a discussão e relevância dessa temática na contemporaneidade, esta recorrente, pois a necessidade de conhecer as práticas pedagógicas de inclusão é necessária, pois é crescente a demanda de crianças autistas no contexto educacional. A inclusão de crianças autistas na educação infantil não é apenas um objetivo a ser alcançado, mas um compromisso contínuo com a construção de uma sociedade inclusiva e respeitosa.
Palavras-chave: Educação infantil
Inclusão
Autismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6952
Data do documento: 14-Dez-2023
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