PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6951
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação do preço de venda e sua influência para a competitividade em uma empresa de comércio de roupas em Goiânia.
Autor(es): Costa, Thaynara Lima
Primeiro Orientador: Marin, Alessandro do Prado
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Vital Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Antonio Torquato da
Resumo: No mercado da moda goiana, a competitividade intensificada torna a precificação estratégica crucial para a lucratividade e percepção de valor das empresas. Apesar dos segmentos estarem se destacando na economia local, este crescimento apresenta desafios que precisam ser envolvidos. Nesse cenário, a formação adequada do preço pode auxiliar as pequenas e médias empresas em sua posição e percepção de valor no mercado. Assim, o estudo responde o seguinte problema: Qual a influência da formação do preço de venda na lucratividade e competitividade nas empresas de comércio de roupas femininas em Goiânia? Para isso, o objetivo da pesquisa visa compreender como a formação de preço de venda de roupas femininas em Goiânia poderá influenciar a competitividade dos microempreendedores do setor do vestuário. A pesquisa possui natureza básica, com método dedutivo, cuja abordagem é mista. Utilizaram-se como procedimentos uma pesquisa bibliográfica descritiva por meio de livros e artigos da área acadêmica onde o assunto central fosse a contabilidade gerencial em destacar para o tema formação de preços, e logo em seguida, obteve-se uma análise comparativa dos métodos de precificação por meio de um estudo de caso simulado. Foi possível identificar na simulação que um fator como alteração nos custos, ou mudança na margem de lucro podem afetar a lucratividade. Assim, os resultados ressaltam a importância crítica de uma abordagem estratégica e bem-informada na formação de preços para as empresas de comércio de roupas femininas.
Abstract: In the Goiânia fashion market, intensified competitiveness makes strategic pricing crucial for the profitability and value perception of companies. Although the segments are standing out in the local economy, this growth presents challenges that need to be addressed. In this scenario, appropriate pricing can assist small and medium-sized companies in their market positioning and value perception. Thus, the study intends to answer the following problem: What is the influence of sales price formation on the profitability and competitiveness of women's clothing retail companies in Goiânia? To this end, the research aims to understand how the pricing of women's clothing in Goiânia can influence the competitiveness of micro-entrepreneurs in the clothing sector. The research is of a basic nature, with a deductive method and a mixed approach. It was used as procedures for descriptive bibliographic research through books and academic articles where the central subject was managerial accounting, with a focus on the theme of price formation, and then, a comparative analysis of pricing methods was obtained through a simulated case study. It was possible to identify in the simulation that a factor such as a change in costs, or a change in the profit margin can affect profitability. Thus, the results highlight the critical importance of a strategic and well-informed approach to pricing for women's clothing retail companies.
Palavras-chave: formação do preço
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6951
Data do documento: 9-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TRABALHO TCC FINALIZADO (1).pdf788,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador