PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Thaynara Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T14:29:00Z-
dc.date.available2023-12-19T14:29:00Z-
dc.date.issued2023-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6951-
dc.description.abstractIn the Goiânia fashion market, intensified competitiveness makes strategic pricing crucial for the profitability and value perception of companies. Although the segments are standing out in the local economy, this growth presents challenges that need to be addressed. In this scenario, appropriate pricing can assist small and medium-sized companies in their market positioning and value perception. Thus, the study intends to answer the following problem: What is the influence of sales price formation on the profitability and competitiveness of women's clothing retail companies in Goiânia? To this end, the research aims to understand how the pricing of women's clothing in Goiânia can influence the competitiveness of micro-entrepreneurs in the clothing sector. The research is of a basic nature, with a deductive method and a mixed approach. It was used as procedures for descriptive bibliographic research through books and academic articles where the central subject was managerial accounting, with a focus on the theme of price formation, and then, a comparative analysis of pricing methods was obtained through a simulated case study. It was possible to identify in the simulation that a factor such as a change in costs, or a change in the profit margin can affect profitability. Thus, the results highlight the critical importance of a strategic and well-informed approach to pricing for women's clothing retail companies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectformação do preçopt_BR
dc.titleA formação do preço de venda e sua influência para a competitividade em uma empresa de comércio de roupas em Goiânia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Alessandro do Pradopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3811012546405125pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Vital Henrique Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3013720891013556pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Antonio Torquato dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6798011596720005pt_BR
dc.description.resumoNo mercado da moda goiana, a competitividade intensificada torna a precificação estratégica crucial para a lucratividade e percepção de valor das empresas. Apesar dos segmentos estarem se destacando na economia local, este crescimento apresenta desafios que precisam ser envolvidos. Nesse cenário, a formação adequada do preço pode auxiliar as pequenas e médias empresas em sua posição e percepção de valor no mercado. Assim, o estudo responde o seguinte problema: Qual a influência da formação do preço de venda na lucratividade e competitividade nas empresas de comércio de roupas femininas em Goiânia? Para isso, o objetivo da pesquisa visa compreender como a formação de preço de venda de roupas femininas em Goiânia poderá influenciar a competitividade dos microempreendedores do setor do vestuário. A pesquisa possui natureza básica, com método dedutivo, cuja abordagem é mista. Utilizaram-se como procedimentos uma pesquisa bibliográfica descritiva por meio de livros e artigos da área acadêmica onde o assunto central fosse a contabilidade gerencial em destacar para o tema formação de preços, e logo em seguida, obteve-se uma análise comparativa dos métodos de precificação por meio de um estudo de caso simulado. Foi possível identificar na simulação que um fator como alteração nos custos, ou mudança na margem de lucro podem afetar a lucratividade. Assim, os resultados ressaltam a importância crítica de uma abordagem estratégica e bem-informada na formação de preços para as empresas de comércio de roupas femininas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TRABALHO TCC FINALIZADO (1).pdf788,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador