Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6945
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aplicação de sensor multiparamétrico para análise de água no ensino de química |
Título(s) alternativo(s): | Application of multiparametric sensor for water analysis in chemistry teaching |
Autor(es): | Viana, Danielle Nascimento |
Primeiro Orientador: | Silva, Adélia Maria Lima da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Danns Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Karoliny Almeida |
Resumo: | A educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) é uma abordagem interdisciplinar que integra os diversos campos do conhecimento, visando promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos capazes de compreender a sua interrelação. Dentro dessa perspectiva, a temática da água, voltada para o ensino de química, foi escolhida para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Com esse propósito, o presente estudo investigou a aplicação de um sensor portátil Labdisc em duas intervenções CTSA realizadas em uma escola particular em Goiânia, Goiás. As intervenções foram conduzidas com alunos do 3º ano do ensino médio, focando na discussão da qualidade da água por meio da análise de parâmetros como pH (potencial hidrogeniônico), turbidez, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido (OD). Na primeira intervenção, realizou-se um levantamento de dados sobre o perfil dos estudantes, apresentação do tema e conceitos gerais sobre a água. Na segunda intervenção desenvolveu-se uma aula teórico-experimental sobre os parâmetros físico-químicos. Os resultados indicaram que a aplicação do sensor portátil Labdisc foi uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem CTSA. Os estudantes demonstraram interesse e engajamento nas atividades propostas ao utilizar o sensor, realizando medições diretamente na água e em equipe. Isso proporcionou uma experiência prática e tangível, auxiliando-os na compreensão de conceitos teóricos relacionados à qualidade da água, coleta de dados e análise de resultados, desenvolvendo habilidades fundamentais de investigação científica. Dessa forma, a realização das análises de água possibilitou discutir questões sobre poluição, uso e desperdício da água, destacando a importância da preservação e da qualidade da água, permitindo contribuir para a formação de estudantes mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. |
Abstract: | CTSA (Science, Technology, Society, and Environment) education is an interdisciplinary approach that integrates various fields of knowledge, aiming to foster the development of critical and reflective citizens capable of understanding their interrelationships. In this context, the theme of water, tailored for teaching chemistry, was selected to stimulate students' critical thinking. With this objective, the present study investigated the application of a portable Labdisc sensor in two CTSA interventions conducted at a private school in Goiânia, Goiás. These interventions involved 3rd-year high school students and focused on discussing water quality through the analysis of parameters such as pH (hydrogen potential), turbidity, electrical conductivity, and dissolved oxygen (DO). In the first intervention, data were collected on the students' profiles, and the topic and general concepts about water were presented. The second intervention comprised a theoretical-experimental class on physical-chemical parameters. The results indicated that the use of the Labdisc portable sensor was an effective strategy for promoting CTSA learning. Students displayed interest and engagement in the proposed activities while using the sensor, conducting measurements directly in the water and working collaboratively. This provided them with practical and tangible experiences, aiding in the comprehension of theoretical concepts related to water quality, data collection, and result analysis, thereby developing fundamental scientific investigation skills. Consequently, the water analyses facilitated discussions on issues related to pollution, water usage, and wastage, emphasizing the significance of water preservation and quality. This, in turn, contributed to shaping students who are more environmentally aware and responsible. |
Palavras-chave: | CTSA Água Ensino de química Sensor portátil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/6945 |
Data do documento: | 8-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC 2 Danielle. Defendido e corrigido.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador